Condolências

Papa expressa pesar pela morte de ex-diretor dos Museus do Vaticano

Papa enviou telegrama de pesar pela morte de Antonio Paolucci; ele foi um dos estudiosos mais apreciados na Itália e no mundo no âmbito cultural

Da redação, Vatican News

Antonio Paolucci / Foto: REUTERS – Alessandro-Bianchi

Um serviço aos Museus do Vaticano “generoso e competente”, realizado por um “apreciado estudioso da arte”. Com essas palavras, o Papa Francisco delineia a figura de Antonio Paolucci, falecido na noite deste domingo, 4, aos 84 anos, em Florença, Itália. Paolucci foi um dos maiores historiadores de arte da Itália e também reconhecido no exterior.

Considerado uma das personalidades mais importantes da política cultural italiana, a nomeação de Paolucci como diretor dos Museus do Papa ocorreu em novembro de 2007 por vontade de Bento XVI. Ele permaneceu na função até julho de 2016, quando foi sucedido por Barbara Jatta, até então vice-diretora.

Em 2018, Paolucci foi nomeado presidente da Comissão de Orientação para o concurso internacional propedêutico à reconstrução da Basílica de São Bento de Núrsia, gravemente danificada pelo terremoto no centro da Itália em 2016.

Anos antes, em 1997, após o terremoto que atingiu a Úmbria e Marche, ele foi o comissário extraordinário do governo italiano para o restauro da Basílica de São Francisco de Assis. Entre seus muitos escritos, destacam-se especialmente os estudos sobre o Batistério de Florença e a Pietá de Michelangelo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo