Vaticano

Papa: evangelizar com a mesma fé, mas considerar a cultura local

Em discurso dirigido aos membros do Caminho Neocatecumenal, Francisco pediu uma evangelização que leve a mesma fé, mas considere a diversidade cultural

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco durante Catequese desta quarta-feira, 27/ Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Na manhã desta segunda-feira, 27, o Papa Francisco recebeu em audiência, na Sala Paulo VI, membros do Caminho Neocatecumenal. No discurso dirigido ao grupo, Francisco recordou a missão de Jesus: “Ide, testemunhai, pregai o evangelho”.

O Santo Padre pontuou que, a partir daquele dia, os apóstolos, discípulos e toda a gente iam com a mesma força que Jesus lhes tinha dado, aquela que vem do Espírito Santo: “Ide, pregai, batizai”. Mas ponderou que, uma vez batizada, a comunidade que nasce daquele batismo é livre, é uma nova Igreja, e é preciso deixá-la crescer e ajudá-la a crescer a seu próprio modo, com sua cultura própria, desde que conserve as bases da fé.

“Esta é a história da evangelização. Tudo igual quanto à fé: creio em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, o filho que se encarnou, morreu e ressuscitou por nós, o Espírito que nos ajuda e faz crescer: a mesma fé, mas todos com a maneira da própria cultura, ou a cultura do lugar onde a fé foi pregada”, destacou.

Riqueza pluricultural do Evangelho

Francisco continuou sua explicação sobre a riqueza pluricultural do evangelho, afirmando que este trabalho nasce da pregação de Jesus e se torna cultura. É um pouco da história da Igreja.

“Muitas culturas mas o mesmo Evangelho. Muitos povos, o mesmo Jesus Cristo. Muitas boas vontades, o mesmo Espírito. E para isso somos chamados: avançar com a força do Espírito, levando o Evangelho no coração e nas mãos. O Evangelho de Jesus Cristo não é meu: é de Jesus Cristo, que se adequa a diversas culturas, mas é o mesmo. A fé cresce, a fé se incultura, mas a fé é sempre a mesma”, ressaltou.

O Pontífice destacou ainda o espírito missionário como uma inspiração para os membros do Caminho Neocatecumenal. Agradeceu pelo trabalho realizado por eles e pediu que sejam dóceis e obedientes ao Espírito que os envia, a Jesus Cristo na sua Igreja e que caminhem em comunhão com os bispos locais.

“Tudo na Igreja, nada fora da Igreja. Esta é a espiritualidade que deve nos acompanhar sempre: pregar Jesus Cristo com a força do Espírito na Igreja e com a Igreja”.

Francisco finalizou o encontro com um envio encorajador: “Prossigam. Coragem! Obrigado por sua generosidade. Não esqueçam o olhar de Jesus, que enviou cada um de vós para pregar e obedecer a Igreja. Muito obrigado!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo