Condolência

Papa envia telegrama de pesar pela morte do Cardeal Chiriboga

Telegrama de pesar foi enviado ao Arcebispo de Quito, Dom Alfredo Espinoza; “Era um pastor abençoado”, escreveu o Papa sobre o cardeal

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco e o Cardeal Chiriboga/ Fotos: Vatican Media via Reuters; Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco enviou nesta terça-feira, 17, um telegrama de pesar pelo falecimento do Cardeal Raúl Eduardo Vela Chiriboga. O prelado, de 86 anos, era Arcebispo Emérito de Quito, Equador, e foi nomeado cardeal em 2010 pelo Papa Bento XVI.

No texto endereçado ao Arcebispo de Quito, Dom Alfredo José Espinoza Mateus, SDB, o Pontífice expressou seus sentimentos e assegurou suas orações. Francisco afirmou que Dom Chiriboga era um pastor abençoado que, por anos e com fidelidade, entregou sua vida a Deus e à Igreja.

Por fim, o Santo Padre pediu o descanso eterno da alma do prelado e concedeu sua benção apostólica, desejando que ela seja um sinal da esperança cristã em Jesus Ressuscitado.

O falecimento do cardeal

Dom Chiriboga faleceu neste domingo, 15. A notícia foi dada pela Conferência Episcopal do Equador, pedindo orações em sufrágio pela sua alma e citando uma passagem do Evangelho de Mateus sobre o “servo bom e fiel do Senhor” (25, 23). O funeral do falecido Cardeal Arcebispo será realizado nesta terça-feira, 17, às 10h, na Catedral Metropolitana de Quito.

Biografia

Nascido em Riobamba, em 1º de janeiro de 1934, quinto de nove filhos, depois de se formar no Colégio Salesiano de sua cidade natal, em 1951 entrou no Seminário Maior de Quito, e mais tarde aprofundou sua formação teológica, pastoral e litúrgica também fora do Equador, em particular em Bogotá, Madri e Buenos Aires.

Ordenado sacerdote, em 28 de julho de 1957, no final dos anos 60 se tornou diretor da Cáritas de Riobamba, colaborou com o serviço pastoral dos povos indígenas e fundou a escola Fátima para a educação dos jovens. Em 1968, foi nomeado subsecretário da Conferência Episcopal do Equador; dois anos mais tarde, tornou-se seu secretário geral.

Tornou-se bispo auxiliar de Guayaquil em 20 de abril de 1972; em abril de 1975, tornou-se bispo de Azogues. Em fevereiro de 1979, participou como delegado da Igreja do Equador na Terceira Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada em Puebla de Los Angeles, enquanto de 1981 a 1988 foi membro do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Em março de 2003, foi nomeado arcebispo de Quito; em 11 de setembro de 2010, aos 76 anos de idade, ele apresentou a renúncia do governo pastoral da arquidiocese. Em 20 de novembro do mesmo ano, o Papa Bento XVI o criou Cardeal, com o título de Santa Maria in Via. Em 2013, participou do Conclave que elegeu o Papa Francisco.

Cardeais

Com a morte do Cardeal Chiriboga, não-eleitor, o Colégio dos Cardeais fica constituído da seguinte forma: 217 cardeais dos quais 119 eleitores e 98 não-eleitores. Também, com a morte dele, o Equador não está mais entre os países representados no Colégio dos Cardeais. Atualmente, há 87 países representados.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo