Ajuda aos migrantes

Papa envia mensagem às Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus

Francisco destacou exemplo de amor e inteligência de Madre Cabrini em prol dos migrantes

Da redação, com Rádio Vaticano

A congregação criada por madre Cabrini, padroeira dos migrantes, tem seu trabalho ativo em mais de quinze países / Foto: Reprodução RV

Em uma Carta Pontifícia enviada às Missionárias do Sagrado Coração de Jesus (Cabrinianas), reunidas em Chicago, nos Estados Unidos para sua Assembleia Geral a fim de comemorar o centenário da morte de sua fundadora, Madre Francisca Cabrini, o Papa Francisco lembrou o exemplo de trabalho humanitário prestado ao mundo pela religiosa.

Nascida na Itália, em 1850, Madre Cabrini fundou a Congregação em 1880, com intuito de ajudar imigrantes italianos que chegavam aos Estados Unidos. Morreu em Chicago, em 22 de dezembro de 1917. O trabalho de Madre Cabrini, porém, está em plena atividade em mais de quinze países.

Saiba mais
.: Papa pede escolha pelos mais pobres e condena clericalismo

O Papa destacou que os cem anos da morte da religiosa é um dos principais eventos que marcam este ano, seja pela atualidade de seu carisma e da sua mensagem, não só para a comunidade eclesial, como para toda a sociedade.

O Pontífice ressaltou a dedicação total e inteligente de Santa Cabrini aos emigrantes que partiam da Itália para o Novo Mundo. Este ato, portanto, demonstra a atualidade de seu carisma diante dos grandes fluxos migratórios.

“As grandes migrações atuais necessitam de um acompanhamento repleto de amor e inteligência, como o que caracteriza o carisma cabriniano, em vista de um encontro de povos que enriqueça a todos e produza união e diálogo e não separação e hostilidade”, escreveu o Sucessor de Pedro.

O Papa pediu ainda às missionárias, religiosas e leigas resgatarem os ensinamentos de sua Fundadora e a aplicá-los no atual contexto social. E conclui: “Da minha parte, com vivo afeto lhes garanto a recordação e a oração, seja porque a figura de Madre Cabrini sempre me foi familiar, seja pela especial solicitude que dedico à causa dos migrantes.”

rsrs

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo