Migrantes e refugiados

Sistema migratório dos EUA é doentio, denuncia Bispo

Bispo de El Paso, cidade na fronteira entre EUA e México, destaca necessidade urgente de reforma na política migratória

Rádio Vaticano

Os migrantes são portadores de uma dignidade que nenhuma lei terrena ou tribunal poderá negar: este é um trecho da carta pastoral que o Bispo de El Paso, Dom Mark Seitz, escreveu a seus fiéis.

El Paso é a cidade do Estado do Texas que fica na fronteira com o México, com a cidade de Ciudad Juárez, onde o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer reforçar a segurança para impedir a entrada dos latinos. A carta pastoral é inteiramente dedicada ao tema das migrações e é intitulada “Fugirão a tristeza e o gemido”, inspirada no capítulo 35 do libro do Profeta Isaías.

Sistema doentio

“Como Bispo, me comprometo a estar com vocês neste momento de angústia e de medo. Prometo escutá-los, partilhar o pão, rezar e chorar juntos, porque vocês são portadores de uma dignidade que nenhuma lei terrena ou tribunal poderá negar”, escreve Dom Seitz.

No texto, ele denuncia “o sistema migratório doentio” dos Estados Unidos e desabafa: “Sou pastor de uma diocese dividida por muros e postos de controle que separam as pessoas de seus caros. Sou o bispo de um rebanho amedrontado pelas luzes dos carros da polícia, de um rebanho que, quando sai para trabalhar, se pergunta se não será a última vez. Sou o pai espiritual de milhares de agentes de fronteira que colocam sua vida em risco para combater o tráfico de drogas e de armas. E muitos deles, hoje, se sentem em dificuldade diante de uma retórica política que cria divisão e das novas leis que chegam de Washington”. 

Reforma urgente

El Paso – continua Dom Seitz – é a demonstração da urgência da reforma da política migratória que a Igreja nos Estados Unidos continua pedindo, mas que os líderes políticos do país não têm a coragem de adotar. Uma reforma, prossegue, que coloque a “unidade da família em primeiro lugar, acabando com as deportações que hoje as dividem”.  

O Bispo fornece indicações práticas aos párocos: que permitam a entrada dos agentes de polícia nas estruturas eclesiais para controles e detenções somente mediante a apresentação um mandato assinado por um juiz. E anuncia a instituição de um fundo para oferecer assistência financeira aos filhos das famílias migrantes de modo que possam frequentar as escolas católicas da diocese de El Paso.  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo