Papa envia mensagem aos muçulmanos no fim do Ramadã

Na mensagem aos muçulmanos, Francisco destaca o respeito mútuo nas relações humanas, também no diálogo inter-religioso

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa envia mensagem aos muçulmanos no fim do Ramadã

Escrevendo aos muçulmanos de todo o mundo, Francisco destaca importância do respeito mútuo entre as religiões

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos muçulmanos de todo o mundo por ocasião do fim do Ramadã, mês sagrado para o islamismo. A mensagem foi publicada pelo Vaticano nesta sexta-feira, 2, e traz como tema “a promoção do respeito mútuo através da educação”.

Acesse
: Íntegra da mensagem

“Neste ano, primeiro do meu pontificado, decidi assinar eu mesmo esta tradicional mensagem e de enviá-la a vocês, queridos amigos, como expressão de estima e amizade por todos os muçulmanos, especialmente aqueles que são chefes religiosos”, diz Francisco logo no início da mensagem, que tradicionalmente é enviada pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

Sobre o tema da mensagem, Francisco recordou que ele diz respeito a todos que lerão  seu conteúdo, sejam eles muçulmanos ou cristãos. Ele destaca a importância da educação no modo como uns compreendem os outros, na base do mútuo respeito.

“ ‘Respeito’ significa uma atitude de gentileza para com as pessoas pelas quais alimentamos consideração e estima. ‘Mútuo’ significa que este não é um processo em sentido único, mas algo que se compartilha por ambas as partes”, escreve o Santo Padre.

Francisco destaca ainda que todos são chamados a pensar, falar e escrever sobre o outro de modo respeitoso, não somente na sua presença, mas sempre e de forma a evitar críticas injustas ou difamação. “Para atingir este objetivo, têm um papel a desenvolver as famílias, as escolas, o ensino religioso e todo tipo de meio de comunicação social”.

O Papa também abordou a questão do mútuo respeito nas relações inter-religiosas, especialmente entre cristãos e muçulmanos.

“Somos chamados a respeitar a religião do outro, os seus ensinamentos, símbolos e valores. (…) Todos sabemos que o mútuo respeito é fundamental em toda relação humana, especialmente entre pessoas que professam uma crença religiosa. É assim que pode crescer uma amizade sincera e duradoura”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo