PADRES

Papa encoraja sacerdotes a se tornarem testemunhas do Evangelho

Francisco deu as boas-vindas aos sacerdotes, diáconos, seminaristas e funcionários do Pontifício Colégio Norte-Americano de Roma e os convidou a cultivar o diálogo constante com o Senhor, a comunhão na Igreja e a se tornarem discípulos missionários na sociedade, servindo os mais necessitados

Da redação, com Vatican News

“Sejam testemunhas do Evangelho”, pede o Pontífice aos sacerdotes estadunidenses / Foto: Reprodução Reuters

O Papa Francisco encorajou os futuros sacerdotes americanos que estudam em Roma a cultivar um “diálogo constante” com o Senhor, promover a comunhão na Igreja e tornar-se testemunhas proféticas levando o Evangelho do amor de Deus especialmente aos mais necessitados.

O encorajamento veio quando ele se encontrou com padres, diáconos, seminaristas e funcionários do Pontifício Colégio Norte-Americano neste sábado, 14.

Uma “viagem sinodal”

Ao introduzir seu discurso na Sala Clementina, o Papa destacou a sua formação e preparação ao sacerdócio como um “caminho sinodal” no qual são chamados a escutar o Espírito Santo e uns aos outros “, para discernir como ajudar o povo santo de Deus vivam o seu dom de comunhão e tornem-se discípulos missionários”.

Em seguida, o Papa Francisco compartilhou algumas reflexões sobre três elementos que, segundo ele, são essenciais para a formação sacerdotal, recordando o Evangelho de São João sobre o primeiro encontro entre Jesus e dois de seus futuros discípulos na presença de João Batista (Jo 1: 35-42).

Diálogo

O primeiro elemento é o diálogo. Como com Santo André e São Simão Pedro, observou o Papa, ao longo de sua formação no seminário, o Senhor entra em um “diálogo pessoal” com eles, perguntando o que procuram e convidando-os a “vir e ver”, a falar com Ele de coração e “se entregam a Ele com confiança na fé e no amor”. Isto, sublinhou, implica promover «uma relação quotidiana com Jesus», alimentada «sobretudo pela oração, pela meditação da palavra de Deus, pela ajuda do acompanhamento espiritual e pela escuta do silêncio diante do Sacrário».

Comunhão

O segundo elemento fundamental da formação sacerdotal é a comunhão, «primeiro com Deus, mas também com os que estão unidos no corpo de Cristo, a Igreja.

Durante a formação em Roma, o Papa Francisco os convidou a manter os olhos abertos tanto para o “mistério da unidade da Igreja manifestada na legítima diversidade, mas vivida na unidade da fé”, quanto para o “testemunho profético da caridade que a Igreja expressa através de seus atos concretos de cuidado para com os necessitados” para desenvolver aquele “amor fraterno capaz de ver a grandeza do próximo, de encontrar Deus em cada ser humano, de tolerar os incômodos da vida em comum” (Evangelii Gaudium, 92). .

Missão de servir aos pobres

Por fim, o terceiro elemento destacado pelo Papa Francisco foi o da missão, ou seja, testemunhar o Evangelho de Jesus aos outros, particularmente aos vulneráveis e marginalizados da sociedade. “As pessoas de hoje – observou – precisam que escutemos suas perguntas, angústias e sonhos para melhor conduzi-las ao Senhor, que reacende a esperança e renova a vida de todos”.

“Espero que, realizando as obras de misericórdia espirituais e corporais através dos vários apostolados educativos e caritativos em que já participais, sereis sempre sinais de uma Igreja que “em saída” (cf. Evangelii gaudium, 20 ), compartilhando a presença, a compaixão e o amor de Jesus com nossos irmãos e irmãs”.

Concluindo seu discurso, o Papa Francisco rezou para que sua experiência de estudar em Roma e sua formação no Pontifício Colégio Norte-Americano lhes permitisse “crescer no amor fiel a Deus e no humilde serviço aos irmãos e irmãs” e os confiou ao cuidado materno intercessão de Maria Imaculada, Padroeira do Colégio e dos Estados Unidos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo