De 11 a 19 de março

Igreja na Argentina vai celebrar os 10 anos da eleição do Papa Francisco

Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina emitiu uma carta convidando o clero e os católicos do país a viverem com alegria o aniversário de pontificado do Papa argentino

Da redação, com Vatican News

Foto: Ashwin Vaswani via Unsplash

De 11 a 19 de março, a Igreja argentina convida os católicos para celebrarem o 10º aniversário da eleição do Papa Francisco. Em carta dirigida aos cardeais, arcebispos e bispos do país, a Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina (CEA) propõe que, no período entre sábado, 11 de março, e domingo, 19 de março (data do início do ministério petrino), “ toda a Igreja e os peregrinos na Argentina vão celebrar com alegria e fervor esse aniversário tão especial”.

“É uma oportunidade para expressarmos com alegria e fé nossa adesão e gratidão ao ensinamento do Bispo de Roma que preside a Igreja na caridade”, escreveu a Comissão Executiva da CEA. A carta prossegue: “Esta data de Ação de Graças nos convida a renovar, junto com nosso santo e fiel povo de Deus, nosso afeto pelo Papa Francisco. Sabemos que esse profundo afeto é compartilhado não apenas por aqueles que se reconhecem como membros da Igreja Católica, mas por um grande número de pessoas, crentes e não crentes, que valorizam sua liderança neste mundo globalizado”.

Comunhão

No texto, assinado pelo presidente do episcopado argentino, Monsenhor Oscar Ojea, e pelo secretário geral, Monsenhor Alberto Germán Bochatey, é feito um convite para que as paróquias, catedrais e santuários marianos do país celebrem uma Missa em ação de graças pelo ministério de Francisco e rezem por seu serviço pastoral. Além disso, “se possível, e de acordo com as realidades particulares”, propõe-se a realização de uma celebração na qual as Dioceses e regiões possam manifestar a alegria na comunhão, seja presencial ou virtualmente.

“Se Deus quiser, podemos aproveitar este gesto de ação de graças para renovar nossa fidelidade ao Espírito que está marcando a história por meio da ação pastoral do Papa Francisco”, conclui o texto da Comissão Executiva da CEA.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo