Papa encontra presidente italiano e destaca família como centro da esperança

Santo Padre dirigiu-se ao Palácio Quirinal para uma visita oficial ao presidente italiano

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa encontra presidente italiano e destaca família como centro da esperança cristã

Papa e presidente italiano reunidos nesta manhã, no Palácio Quirinal / Foto: reprodução CTV

Na manhã desta quinta-feira, 14, Papa Francisco dirigiu-se ao Palácio Quirinal para uma visita oficial ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano. Enquanto ambos conversavam privadamente, as comitivas da Santa Sé e da república italiana também se reuniram em diálogo.

O encontro privado foi seguido do tradicional momento dos discursos oficiais, quando Francisco disse que o encontro confirma as boas relações recíprocas entre a Santa Sé e o governo italiano, além de expressar um sinal de amizade. Ele acrescentou que, com a visita, deseja “bater à porta” de cada habitante do país e oferecer a todos a palavra sempre nova do Evangelho.

Sobre as relações Itália-Santa Sé, o Papa citou a inserção na Constituição republicana dos Pactos Lateranenses e o Acordo de revisão da Concordata. Lembrando que há tantas preocupações em comum, disse que as respostas a essas questões podem ser convergentes. No caso da crise econômica, difícil de ser superada, ele defendeu a multiplicação de esforços para atenuar suas consequências.

“A tarefa primária que diz respeito à Igreja é aquela de testemunhar a misericórdia de Deus e de encorajar generosas respostas de solidariedade para abrir a um futuro de esperança; porque lá onde cresce a esperança se multiplicam também as energias e o compromisso pela construção de uma ordem social e civil mais humana e mais justa, emergem novas potencialidades para um desenvolvimento sustentável e sadio”.

Francisco recordou então as primeiras visitas que realizou, já como Papa, na Itália. Em Lampedusa, em Cagliari e em Assis ele pôde ver as feridas que atingem tanta gente e, diante das dificuldades sociais, há a esperança cristã cujo centro é a família. “Com renovada convicção, a Igreja continua promovendo o empenho de todos, indivíduos e instituições, para o apoio à família”, disse.

O Santo Padre concluiu estimando que a Itália saiba encontrar novamente a criatividade e a concórdia necessárias para seu desenvolvimento harmônico, para o bem comum e a dignidade de cada pessoa. “E para oferecer no contexto internacional a sua contribuição para a paz e a justiça”.

Encontro com fundionários

Após o discurso, Francisco encontrou-se com os funcionários do Quirinal, reunidos com seus familiares. O Santo Padre lembrou que o trabalho deles é precioso, embora muitas vezes desconhecido. E alguns dos funcionários têm a possibilidade de se aproximar de tantas realidades sociais e econômicas.

“Desejo que vocês tenham sempre espírito de acolhimento e compreensão para com todos. Há necessidade de pessoas como vocês, que se empenham com profissionalismo e humanidade, com uma atenção especialmente para com os mais frágeis”.

Francisco os encorajou a não perderem o ânimo, mesmo diante de situações difíceis, e pediu que todos rezem por ele, assegurando sua oração recíproca.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo