Os jovens e o esporte

Papa em Audiência no Vaticano: “Fazer tudo com um olhar de bondade”

Francisco encontrou-se nesta segunda-feira, 15, com jogadores da Liga Nacional Italiana de Futebol Amador

Da redação, com Vatican News

Papa

Papa Francisco recebeu os jogadores da Liga Nacional Italiana de Futebol Amador. / Foto: VaticanMedia

O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, 15, no Vaticano a Liga Nacional Italiana de Futebol Amador, por ocasião de seus 60 anos de fundação. Em seu discurso, o Pontífice ressaltou o papel de relevo que a Liga desempenha na sociedade italiana, em especial em relação aos jovens.

Segundo o Santo Padre, o atual contexto cultural e social leva a uma corrida sem fim, onde muitas vezes falta um objetivo claro. “Devemos sempre nos esforçar para esclarecer as metas que nos impulsionam todos os dias a nos levantar e nos mexer, e devemos sempre correr tendo um ‘gol’ à nossa frente!”, frisou o Papa. Francisco esclarece que isso não significa que se possa sempre vencer, mas que todos devem ter sempre claro para onde estão indo e para onde os esforços podem levar.

Neste percurso, o Pontífice afirmou que o esporte é “uma academia formidável”, porque requer não somente habilidade técnica, mas também treino e determinação, paciência, aceitando as derrotas. Neste contexto, o Santo Padre comentou a importância da promoção do “fair-play”, ou seja, o jogo leal e correto. “Este propósito requer um bom domínio de si, que se adquire com um treino interior e cuidando da vida espiritual”, revelou o Papa.

Leia também
.: “Dar o melhor de si” é primeiro documento do Vaticano sobre esporte
.: Esporte ajuda a superar as diferenças, diz Papa a atletas
.: Proteger o esporte da exploração comercial, pede Papa

Amador ou profissional, o importante, de acordo com Francisco, é que homens e mulheres não percam a alegria de jogar. “A alegria é a alma do jogo”, suscitou o Pontífice que pediu que aos pais que brinquem com os filhos em família: “Essa alegria deve se evidenciar também através da solidariedade e da atenção para com o próximo. Isso significa ajudar o companheiro de equipe, dar a mão ao adversário, não denegrir quem é menos capaz e estar consciente de que um campeonato não se faz sozinho”.

Quando Jesus diz que os últimos serão os primeiros, certamente não quer dizer que se deve buscar a derrota, explicou o Papa que prosseguiu: “Simplesmente deve-se amar e fazer tudo com um olhar de bondade”. O Santo Padre falou também da necessidade da aceitação, com serenidade, dos limites pessoais. “É este espírito que contribuirá para a revolução da mudança cultural tão desejada, promovendo a sustentabilidade ambiental e a realização de campos sem barreiras”, concluiu.

Um milhão de inscritos

A Liga Nacional Italiana de Futebol Amador compreende também a categoria do futsal e do futebol de praia masculino e feminino. A instituição agrega 12 mil círculos esportivos com mais de um milhão de inscritos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo