Inclusão

Esporte ajuda a superar as diferenças, diz Papa a atletas

Papa recebeu em audiência participantes de torneio de futebol; Francisco destacou que esporte é uma das linguagens universais

Da redação, com Rádio Vaticano

“Vocês são símbolo de um esporte que abre os olhos e o coração ao valor e à dignidade de indivíduos e de pessoas que de outra forma seriam objeto de preconceito e de exclusão”. Essas foram palavras do Papa Francisco aos cerca de 350 participantes do Torneio “Unified Footbal” e do fórum promovido pela “ Special Olympics”. Eles foram recebidos em audiência pelo Pontífice nesta sexta-feira, 13. 

A iniciativa reúne atletas portadores de deficiência mental e atletas não portadores da deficiência para treinar e competir na mesma equipe. “Vocês terão nestes dias a oportunidade de reafirmar a importância do esporte ‘unificado’, pelo qual os atletas com e sem incapacidade intelectual, jogam juntos”, afirmou Francisco. Isto, segundo ele, “alimenta a esperança de um futuro positivo e fecundo do esporte”, pois faz com que este se torne “uma verdadeira ocasião de inclusão e envolvimento”.

Reunidos na Sala Clementina, no Vaticano, os atletas ouviram atentos ao pedido de Francisco: “não se cansem de mostrar ao mundo do esporte o vosso esforço compartilhado para construir sociedades mais fraternas, em que as pessoas possam crescer e desenvolver-se e realizar em plenitude as próprias capacidades”.

O esporte é visto pelo Santo Padre como uma das “linguagens universais que supera as diferenças culturais, sociais, religiosas e físicas, e consegue unir as pessoas, tornando-as partícipes do mesmo jogo e protagonistas, juntas, de vitórias e derrotas”.

A Igreja sempre encoraja e apoia estas iniciativas, assegura o Papa. “O esporte sempre tem grandes histórias para contar sobre pessoas que, graças a ele, saíram da condição de marginalidade e pobreza, das feridas e dos infortúnios”. Para Francisco, as histórias encorajam e mostram como a determinação de uns pode ser motivo de inspiração e encorajamento para tantos outros. 

Durante todo o ano, em uma variedade de esportes que vão de basquete à patinação artística, os atletas da Unified Sports melhoram sua aptidão física, aperfeiçoam suas habilidades, desafiam a competição e também se divertem. Segundo o programa, o conceito de se combinar atletas portadores de deficiência mental com atletas não portadores (chamados de parceiros) promove a igualdade e a inclusão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo