Audiência no Vaticano

Papa destaca diálogo e cooperação em discurso a novos embaixadores

Embaixadores de sete países entregaram suas credenciais à Santa Sé e foram recebidos pelo Papa Francisco

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano nesta quinta-feira, 14, um grupo de novos embaixadores junto à Santa Sé: do Iêmen, Nova Zelândia, Suazilândia, Azerbaijão, Chade, Liechtenstein e Índia. No discurso, Francisco destacou o valor do diálogo e da cooperação internacional em prol do bem comum.

O Santo Padre mencionou a diversidade de tradições culturais e religiosas que caracterizam cada uma das nações que os embaixadores representam, uma diversidade que tem papel positivo e construtivo. A comunidade internacional enfrenta uma série de ameaças, lembrou o Papa, como aquela à paz e à concórdia, mas a diversidade da família humana não é uma causa desses desafios, pontuou.

“A presença de vocês aqui é um exemplo do papel-chave que o diálogo tem em permitir à diversidade que seja vivida de modo autêntico e no recíproco benefício pela nossa sociedade sempre mais globalizada. Uma comunicação respeitosa conduz à cooperação, especialmente em favorecer a reconciliação onde essa é mais necessária”, disse o Papa, acrescentando que o empenho pelo diálogo e a cooperação deve ser marca de toda instituição da comunidade internacional, bem como de toda instituição nacional e local.

Concluindo o discurso, Francisco considerou que a arte da diplomacia e o árduo trabalho da construção de uma nação precisam ser sempre novamente aprendidos pelas novas gerações. Ele lembrou ainda a responsabilidade coletiva de educar os jovens sobre a importância desses princípios. “Transmitir essa preciosa herança aos nossos filhos e netos não só assegurará um futuro pacífico e próspero, mas satisfará também as necessidades da justiça entre as gerações e do desenvolvimento humano integral ao qual cada homem, mulher e criança tem direito”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo