Ecumenismo

Papa recebe delegação ecumênica da Finlândia

Santo Padre reforçou esforços ecumênicos e desejou mais colaboração entre ortodoxos, luteranos e católicos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco durante visita à Igreja Evangélica Luterana de Roma./ Foto: L’Osservatore Romano.

Papa Francisco durante visita à Igreja Evangélica Luterana de Roma./ Foto: L’Osservatore Romano.

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 19, uma delegação ecumênica da Finlândia em peregrinação a Roma por ocasião da festa de Santo Henrique, patrono do país. A visita coincide com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começou ontem em países do hemisfério norte.

Francisco destacou que o ecumenismo tem como base a conversão comum a Jesus Cristo, uma vez que aproximando-se Dele, os cristãos se aproximam também entre si. “Nestes dias, invoquemos mais intensamente o Espírito Santo para que suscite em nós esta conversão, que torna possível a reconciliação”.

Em 31 de outubro do ano passado, o Papa foi a Lund, na Suécia, marcando a presença da Igreja católica na comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante. O Santo Padre disse hoje em seu discurso que esse foi um momento significativo no plano humano e teológico-espiritual. “Aquele encontro nos deu a coragem e a força para olhar adiante, no nosso Senhor Jesus Cristo, ao caminho ecumênico que somos chamados a percorrer juntos”.

O ano de 2017, comemorativo da Reforma, é uma ocasião privilegiada, segundo Francisco, para que católicos e luteranos vivam de maneira mais autêntica a fé, para redescobrir o Evangelho e ter novo impulso para dar testemunho de Cristo.

Neste ano, a Finlândia também completa cem anos como estado independente, fato que o Papa deseja que encoraje os cristãos a professar a fé em Jesus Cristo testemunhando-a diante do mundo e traduzindo-a em gestos concretos de serviço, fraternidade e partilha.

“Enquanto desejo que essa peregrinação contribua para reforçar a boa colaboração entre ortodoxos, luteranos e católicos na Finlândia e no mundo, e que o comum testemunho de fé, esperança e caridade, com a intercessão de Santo Henrique, dê frutos abundantes, invoco de coração a graça e a benção de Deus para todos vocês”.

Entenda história do caminho de aproximação entre católicos e luteranos:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo