Comissão para América Latina

Papa destaca três atitudes que a Igreja deve ter com os jovens

Para Francisco, o acolhimento, o diálogo e o convite ao seguimento de Cristo devem estar presente na relação da Igreja e dos seus pastores com os jovens

News.va

“A Igreja quer imitar Jesus ao abordar os jovens”. Ela “está convencida de que o melhor Mestre para os jovens é Jesus Cristo”, destacou o Papa Francisco ao receber, nesta sexta-feira, 28, no Vaticano, os membros da Comissão Pontifícia para a América Latina, na conclusão da sua assembleia anual, dedicada em grande parte a uma reflexão sobre a JMJ do Rio de Janeiro, de julho passado.

Partindo do episódio do jovem rico, que se encontrou com Jesus, o Santo Padre referiu três momentos e atitudes, na relação da Igreja e dos seus pastores com os jovens de hoje, a começar pelo acolhimento.

“O acolhimento: é este o primeiro gesto de Jesus e também o nosso”. “Cristo deteve-se com aquele jovem, olhou-o com afeto, com muito amor. É o abraço da caridade sem condições”.

“Depois, Jesus entabulou um diálogo franco e cordial com aquele jovem.” Jesus escutou as suas inquietações e clarificou-as à luz da Sagrada Escritura. Ele não começa por condenar, não tem preconceitos.“Os jovens têm de se sentir em casa, na Igreja.” Há que lhes abrir as portas; mais ainda, há que sair em busca deles, dando-lhes espaço para que se sintam escutados.

“Finalmente, Jesus convida aquele jovem a segui-Lo”. “Cristo – observou o Papa – não é um personagem de romance, é uma pessoa viva que quer partilhar esse desejo irrenunciável que eles (os jovens) têm de vida, de compromisso, de entrega”.

“A Igreja na América Latina não pode dispersar o tesouro da sua juventude, com todas as suas potencialidades para o crescimento da sociedade, com as suas grandes aspirações a forjar uma grande família de irmãos reconciliados no amor”.

Para além da Comissão para a América Latina, o Santo Padre recebeu, nesta manhã, em audiências sucessivas, mais catorze bispos espanhóis, das províncias eclesiásticas de Madrid e Valência, liderados pelos respectivos arcebispos metropolitas, o cardeal Rouco Varela e D. Carlos Sierra.

Ainda nesta sexta-feira, ao fim da tarde, o Papa Francisco se deslocou ao Seminário Maior de Roma, junto à Basílica de São João de Latrão, por ocasião da festa da padroeira, Nossa Senhora da Confiança.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo