Sem honra aos idosos, não há futuro para os jovens, lembra o Papa no dia de conscientização sobre violência contra idosos
Da Redação
“Onde não há honra pelos idosos não há porvir para os jovens.” Essa é a mensagem do Papa Francisco no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira, 15. A postagem foi em sua conta no Twitter – @Pontifex_pt.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2006. A proposta é conscientizar a população sobre esta realidade. Outro objetivo é incentivar a criação de medidas para proteger os idosos da violência.
Além disso, a data recorda que o envelhecimento da população é um fenômeno mundial. E incentiva campanhas em todo o mundo em prol da proteção dos idosos.
No ano passado, Francisco já havia defendido que a sociedade precisa dar lugar aos idosos. Segundo ele, a pandemia mostrou que a sociedade não está organizada o suficiente para fazer isso com respeito à dignidade e fragilidade dos idosos.
Entre os tipos de violência contra a pessoa idosa, estão a negligência e o abandono. Além delas, a violência psicológica e financeira. Um quadro que se intensificou com a pandemia.
No Brasil, denúncias sobre esses casos podem ser feitas também através do Disque 100. Trata-se de um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.