Papa Francisco

Papa às Irmãs Doroteias: deixem-se guiar pelo Espírito de amor

Na educação sigam os caminhos do coração e do amor, disse Papa às religiosas

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco / Foto: IPA-ABACA via Reuters

Na manhã de sexta-feira,18, Papa Francisco recebeu as Irmãs de Santa Doroteia da Frassinetti por ocasião do Capítulo Geral. O Pontífice iniciou seu discurso recordando-as que a experiência do Capítulo Geral é uma forma concreta de implementar a sinodalidade.

Voltar por outro caminho

Segundo o Papa, a Palavra guia para os trabalhos do Capítulo foi esta nota que o evangelista Mateus colocou ao final do episódio dos Reis Magos: “avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho (Mt 2).”

Um outro caminho apontado seria os discípulos de Emaús podendo significar uma nova e diferente maneira de caminhar. Este caminho não é de tristeza ou desesperança, pelo contrário um caminho leve, de admiração e gratidão, por causa da graça dada por Cristo Ressuscitado.

Deixa-se guiar pelo Espírito do amor

Recordando o fundamento das Vidas Consagradas, Francisco afirmou que na Igreja, os Institutos de Vida Consagrada são repositórios de um grande patrimônio e de uma rica tradição sinodal.

“É sempre necessário recorrer novamente a essas fontes de participação fraterna; não se fechar em círculos limitados; não se deixar guiar por interesses pessoais ou egoístas”, ressaltou o Papa.

“E isso é bem diferente da tentação que é própria de quando estamos em comunidade: as fofocas, não é mesmo? Por favor, fujam das fofocas, fujam: são a peste!”, completa.

O Pontífice afirmou que iria se deter brevemente sobre o estilo de comunhão, participação e missão baseado na Santa fundadora Paula Frassinetti. A santa soube amar Cristo com paixão, um amor que a levou a testemunhar aos outros a vida  de comunhão que ela foi a primeira a experimentar.

Evangelizar educando e educar evangelizando

“Ela recebeu o carisma de evangelizar educando e educar evangelizando. Esta é a missão que Deus lhe confiou e que se tornou a missão de todas vocês. Na medida em que vocês forem fiéis a esta missão, vocês serão uma presença generativa na Igreja”, afirmou o papa.

E por fim, o  Papa apontou o carisma e a missão das irmãs destacando a área educacional. Nunca houve tanta necessidade de unir os esforços em uma ampla aliança educacional para formar pessoas maduras, capazes de superar as dificuldades e reconstruir o tecido de relações para a humanidade mais fraterna.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo