Dia da Vida Consagrada

Religiosa testemunha a alegria da consagração: “luz para o mundo”

Igreja celebra hoje a vida consagrada, na Festa da Apresentação do Senhor; confira o testemunho da irmã Jéssica de Souza, consagrada há 18 anos

Jéssica Marçal
Da Redação

Irmã Jéssica Luana de Souza / Foto: Arquivo Pessoal

Uma alegria diferente: a alegria fraterna que não passa e que enche o coração por estar no caminho de Deus. Essa é a principal marca da vida religiosa consagrada para a irmã Jéssica Luana de Souza, religiosa das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Com 35 anos de idade e 18 de Consagração, ela testemunha como é a vida consagrada, que a Igreja celebra nesta quarta-feira, 2.

Leia também
.: Carta para Dia da Vida Consagrada frisa chamado à Igreja sinodal
.: “Discernir” e “acompanhar”: as orientações do Papa à Vida Consagrada

Irmã Jéssica está em missão em Angola, na África, desde o início de janeiro passado, mas seu chamado começou cedo, aos 16 anos de idade. Ela explica que essa alegria é um traço marcante, mas não significa que não haja desafios ou dias difíceis na vida consagrada.

“Partilhamos o trabalho, os desafios, as conquistas, os sonhos e somos movidas pela mesma força do Carisma. Cada Irmã da minha comunidade tem um jeito e um dom diferente. E juntas ajudamos muitas pessoas compartilhando conhecimentos, trabalhando e aprendendo junto com as pessoas que o Senhor nos confiou.”

Confira também
.: Em fevereiro, Papa reza por religiosas e consagradas

Na congregação religiosa da irmã Jéssica, misericórdia, compaixão, acolhida, educação para as crianças e cuidado com os doentes são os traços do carisma. É isso o que norteia todas as atividades das religiosas e seu “Jeito Piedade de Ser!”. “A Vida Consagrada é um estilo de ser que prioriza viver intensamente a fraternidade proposta por Cristo.”, afirma.

Irmã Jéssica (à frente) está em missão em Angola, na África / Foto: Arquivo Pessoal

O cotidiano de oração

A religiosa explica ainda que existem diferentes formas de expressar e viver o carisma e essa diversidade completa e humaniza a face da Igreja.

Com relação às orações, há uma rotina comum de orações da Liturgia das horas, as Laudes, Vésperas e Completas. E é na oração pessoal que encontram a fonte de proximidade com Jesus e fortalecimento da missão. “Ter os olhos fixos em Jesus é a razão de nossa Consagração”.

Festa da Apresentação do Senhor

O dia da vida consagrada é celebrado junto à Festa da Apresentação do Senhor, também chamada de festa das luzes. A celebração faz memória do dia em que Maria e José levaram o Menino Jesus ao Templo de Jerusalém e lá Ele foi apresentado aos sacerdotes e consagrado a Deus. Um grande simbolismo para os religiosos que celebram também sua própria consagração.

“Celebrar o dia da Vida Consagrada junto com a Festa da Apresentação do Senhor significa para o mundo que a Vida Religiosa deve ser esse reservatório de espiritualidade, guardiãs da experiência de Deus para compartilhar com o mundo. Todo Cristão é chamado a ser sal da terra e luz do mundo”, afirma irmã Jéssica.

A religiosa lembra que a vida consagrada não é para poucos, mas para todos os que se abrem ao chamado de Deus, com seus limites, medos e sonhos. Ela conclui seu testemunho com uma orientação e, ao mesmo tempo, um pedido a todos os leitores:

“Se você que está lendo este artigo sentir seu coração bater forte para a vida consagrada, fale conosco vamos fazer uma caminhada de discernimento vocacional! Se você que está lendo este artigo já compreendeu sua vocação, reze uma Ave Maria pela perseverança de todos os meus Irmãos e Irmãs que abraçaram o chamado do Senhor para a Vida Religiosa Consagrada. Deus abençoe e ilumine! Ânimo e Coragem!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo