Na educação sigam os caminhos do coração e do amor, disse Papa às religiosas
Da Redação, com Vatican News
Na manhã de sexta-feira,18, Papa Francisco recebeu as Irmãs de Santa Doroteia da Frassinetti por ocasião do Capítulo Geral. O Pontífice iniciou seu discurso recordando-as que a experiência do Capítulo Geral é uma forma concreta de implementar a sinodalidade.
Voltar por outro caminho
Segundo o Papa, a Palavra guia para os trabalhos do Capítulo foi esta nota que o evangelista Mateus colocou ao final do episódio dos Reis Magos: “avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho (Mt 2).”
Um outro caminho apontado seria os discípulos de Emaús podendo significar uma nova e diferente maneira de caminhar. Este caminho não é de tristeza ou desesperança, pelo contrário um caminho leve, de admiração e gratidão, por causa da graça dada por Cristo Ressuscitado.
Deixa-se guiar pelo Espírito do amor
Recordando o fundamento das Vidas Consagradas, Francisco afirmou que na Igreja, os Institutos de Vida Consagrada são repositórios de um grande patrimônio e de uma rica tradição sinodal.
“É sempre necessário recorrer novamente a essas fontes de participação fraterna; não se fechar em círculos limitados; não se deixar guiar por interesses pessoais ou egoístas”, ressaltou o Papa.
“E isso é bem diferente da tentação que é própria de quando estamos em comunidade: as fofocas, não é mesmo? Por favor, fujam das fofocas, fujam: são a peste!”, completa.
O Pontífice afirmou que iria se deter brevemente sobre o estilo de comunhão, participação e missão baseado na Santa fundadora Paula Frassinetti. A santa soube amar Cristo com paixão, um amor que a levou a testemunhar aos outros a vida de comunhão que ela foi a primeira a experimentar.
Evangelizar educando e educar evangelizando
“Ela recebeu o carisma de evangelizar educando e educar evangelizando. Esta é a missão que Deus lhe confiou e que se tornou a missão de todas vocês. Na medida em que vocês forem fiéis a esta missão, vocês serão uma presença generativa na Igreja”, afirmou o papa.
E por fim, o Papa apontou o carisma e a missão das irmãs destacando a área educacional. Nunca houve tanta necessidade de unir os esforços em uma ampla aliança educacional para formar pessoas maduras, capazes de superar as dificuldades e reconstruir o tecido de relações para a humanidade mais fraterna.