Amistoso de futebol

Papa saúda partida "Fratelli tutti": o gol decisivo é o que chuta a exclusão

Partida amistosa de futebol recolherá fundos para o projeto “Um chute na exclusão”; Papa recebeu hoje os participantes do amistoso

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco recebeu em audiência neste sábado, 20, os participantes da partida amistosa de futebol “Fratelli tutti”, marcada para amanhã. A partida será entre o time da Organização Mundial dos Rom e a “Equipe do Papa – Fratelli tutti”, organizada pelo Pontifício Conselho da Cultura.

A partida recolherá fundos para o projeto “Un calcio all’esclusione” (“Um chute na exclusão”), promovido pela diocese de Roma para favorecer a inclusão dos ciganos e das pessoas mais vulneráveis. O jogo será em Formello, no campo do clube desportivo Lazio, perto de Roma. 

Leia também
.: Papa: esporte é ótima ocasião para aprender a dar o melhor de si
.: Papa reforça valores do esporte e do trabalho em equipe

No time do Papa, guardas suíços, sacerdotes que trabalham nos organismos da Cúria Romana, funcionários do Vaticano e alguns de seus filhos. Segundo Francisco, um time que representa um estilo de paixão esportiva vivida com solidariedade e gratuidade.

O Papa destacou que, em campo amanhã, estará também um jovem jogador com síndrome de Down, membro das “Olimpíadas Especiais”, e também três migrantes. Esses últimos foram vítimas de abusos e violência, passando do campo grego de Lesbos para a Itália. Foram acolhidos pela Comunidade de Santo Egídio, e agora vivem uma experiência de integração.

“Obrigado a todos por aceitarem fazer parte do “time do Papa”. É um time onde não existem barreiras, e isso faz da inclusão a simples normalidade”, disse o Papa. Ele agradeceu ao Pontifício Conselho da Cultura por esta ação concreta de testemunho no mundo do esporte e à sociedade do Lazio, que sedia e apoia a iniciativa.

Saudação aos ciganos

Ao time da Organização Mundial dos Rom, o Papa ressaltou que conhece a história deles, seus medos e esperanças. E por isso mesmo encorajou o projeto “Um chute na exclusão”, a fim de que esta partida não seja apenas um momento isolado.

O Pontífice recordou que, em 14 de setembro passado, na Eslováquia, ele visitou a comunidade Rom. Na ocasião, convidou a passar do preconceito ao diálogo, do fechamento à integração.

“Depois de ouvir os testemunhos de alguns membros da comunidade – histórias de dor, redenção e esperança -, lembrei a todos que “ser Igreja é viver como alguém convocado por Deus, é sentir-se titulares na vida, fazer parte do mesmo time”. Utilizei precisamente estas expressões, retiradas da linguagem do futebol, que também se encaixam muito bem com o significado da partida de vocês.”

Por tudo isso, esse jogo de futebol de amanhã tem um grande significado, ressaltou o Papa. A iniciativa indica que o caminho para a convivência pacífica é a integração, e a base é a educação das crianças.

“Obrigado por esta visita! Desejo a vocês uma boa partida. Não importa quem fará mais gols, porque o gol decisivo vocês fazem juntos, o gol que faz vencer a esperança e que dá um chute na exclusão”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo