Mensagem de vídeo

Papa aos iraquianos: “sou peregrino penitente, de paz e de esperança"

Em mensagem de vídeo, Francisco se apresenta ao povo do Iraque um dia antes de sua chegada ao país

Da redação, com Vatican News

Papa durante mensagem de vídeo aos iraquianos /Foto: Reprodução Vatican News

Mensagem do Papa aos iraquianos foi divulgada nesta quinta-feira, 4. Em vídeo, Francisco se apresenta ao povo do Iraque um dia antes de sua chegada ao país. Francisco fará sua Viagem Apostólica ao país de 5 a 8 de março.

Leia mais
.: Vaticano divulga programação da viagem do Papa ao Iraque
.: Anunciado encontro do Papa com Aiatolá Ali al Sistani no Iraque
.: Viagem do Papa ao Iraque é histórica, diz bispo que coordena a visita

Na saudação inicial, o Santo Padre se apresenta como peregrino penitente, de paz e de esperança. “Desejo muito encontrar todos vocês, ver seus rostos e visitar sua terra, antigo e extraordinário berço da civilização”.

Peregrino penitente

“Venho como peregrino, como peregrino penitente, para implorar perdão e reconciliação do Senhor depois de anos de guerra e terrorismo, para pedir a Deus consolo para os corações e cura para as feridas”, disse o Pontífice.

Peregrino da paz

O Papa afirmou que vai até os iraquianos como peregrino de paz, para repetir:  “Sois todos irmãos” (Mt 23,8). “Sim, venho como peregrino da paz em busca de fraternidade, animado pelo desejo de rezar juntos e caminhar juntos.”

O desejo é manifestar fraternidade também com outras tradições religiosas. “Unidos pelo pai Abraão, que reúne em uma só família muçulmanos, judeus e cristãos.”

Aos irmãos cristãos

Honrado. É como Francisco afirma se sentir em saber que conhecerá uma Igreja mártir. “Obrigado pelo seu testemunho. Que os muitos, demasiados mártires que vocês conheceram nos ajudem a perseverar na humilde força do amor”. O Papa oferece o amor da Igreja de todo o mundo.

Leia também
.: Papa no Iraque: religioso comenta realidade dos cristãos no país

“Gostaria de lhes trazer a carícia afetuosa de toda a Igreja, que está próxima de vocês e ao mortificado Oriente Médio e os encoraja a seguir em frente. Não permitamos que prevaleçam os terríveis sofrimentos que vocês sofreram e que tanto me afligem”.

Não perder a esperança

O Santo Padre pediu que os cristãos não desistam diante da propagação do mal. “Fazer como Abraão que, embora tenha deixado tudo, nunca perdeu a esperança (cf. Rm 4,18). Confiando em Deus, deu vida a uma descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu. Caros irmãos e irmãs, vamos olhar para as estrelas. Ali está a nossa promessa”.

Peregrino de esperança

O Pontífice recorda o sofrimento de todo o povo do Iraque. Cristãos, muçulmanos e povos Yazidi que foram afligidos pelas guerras. O Papa afirma que os anima para não desistirem.

Leia mais
.: AIS afirma que visita do Papa ao Iraque “é um sinal de esperança”

“Agora, venho à sua terra abençoada e ferida como peregrino de esperança. Da sua terra, Nínive, ressoou a profecia de Jonas, que impediu a destruição e trouxe uma nova esperança, a esperança de Deus”, sublinha.

Reconstruir e recomeçar

Por fim, Francisco encoraja todos a se deixarem contagiar pela esperança, que encoraja a reconstruir e a recomeçar.

“Irmãos e irmãs de todas as tradições religiosas, Desta terra, há milênios, Abraão começou a sua viagem. Hoje, cabe a nós continuá-la, com o mesmo espírito, caminhando juntos pelos caminhos da paz!”

Por esSa razão, o Papa invoca sobre os iraquianos toda a paz e a bênção do Altíssimo. “Peço a todos vocês que façam o mesmo que Abraão: caminhem com esperança e nunca deixem de olhar para as estrelas. E peço a todos vocês, por favor, acompanhem-me com a oração. Shukran! [Obrigado!]”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo