No twitter

Papa aos cristãos: estamos a caminho rumo à plena unidade

Francisco se manifestou em sua conta oficial no twitter sobre o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Da redação

Foto: IPA/Sipa USA via Reuters

Nesta terça-feira, 18, início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Papa Francisco se manifestou em sua conta oficial no twitter (@pontifex_pt):

“Assim como os Magos, vindos do Oriente a Belém para honrar o Rei Messias, também nós cristãos, na diversidade de nossas confissões e tradições, estamos a caminho rumo à plena unidade. #RezemosJuntos e mantenhamos o olhar fixo em Jesus, nosso único Salvador #UnidadeDosCristãos”.

Leia também
.: Papa concluirá Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

A mensagem do Santo Padre resgata o centro das reflexões deste período: “Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem”. As palavras, citadas pelo evangelista Mateus, referem-se aos magos ou sábios que, de suas terras distantes, partiram e, seguindo a estrela, encontraram o Menino em Belém. Melchior, Baltazar e Gaspar – nomes com os quais aparecem nos Evangelhos apócrifos.

Angelus

Neste domingo, 16, após o Angelus, o Pontífice recordou o início da celebração desta Semana de Oração. Francisco destacou a proposta de refletir sobre a experiência dos Magos, que foram do Oriente para Belém para honrar o Rei Messias.

“Durante a Semana de Oração, oferecemos também nossas fadigas e sofrimentos pela unidade dos cristãos”, disse o Papa após a oração mariana.

Semana de Oração

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos terá sua conclusão no dia 25 de janeiro. O período é uma oportunidade para centralizar novamente a vontade de Jesus expressa no Evangelho: “Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles também sejam um em nós”.

A iniciativa é promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Conselho Mundial de Igrejas em caráter mundial, mas em datas diferentes. No hemisfério Norte, celebra-se agora, de 18 a 25 de janeiro. A data foi proposta em 1908, por Paul Watson, pois cobria o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo e tinham, portanto, um significado simbólico.

Já no Hemisfério Sul, a Semana é lembrada durante o período de Pentecostes, que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. Esta foi uma sugestão feita pelo movimento Fé e Ordem em 1926. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) é responsável pelas iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo