18 a 25 de janeiro

Papa recorda a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começa no dia 18 no hemisfério norte e se estende até 25 de janeiro, festa da conversão de São Paulo

Da Redação

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é realizada em dois períodos diferentes / Foto: Josh Applegate via Unsplash

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022 começa nesta terça-feira, 18, em países do hemisfério Norte. Após o Angelus deste domingo, 16, o Papa Francisco recordou o início da celebração, que termina em 25 de janeiro, festa da conversão de São Paulo.

Leia também
.: Papa concluirá Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

O tema da edição deste ano é “Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2,2). Francisco destacou a proposta de refletir sobre a experiência dos Magos, que foram do Oriente para Belém para honrar o Rei Messias.

“Também nós cristãos, na diversidade das confissões e tradições, somos peregrinos em caminho rumo à plena unidade, e nos aproximamos da meta quanto mais tivermos o olhar fixo em Jesus, nosso único Senhor. Durante a Semana de Oração, oferecemos também nossas fadigas e sofrimentos pela unidade dos cristãos”, disse Francisco após a oração mariana.

A Semana é promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Conselho Mundial de Igrejas em caráter mundial, mas em datas diferentes. No hemisfério Norte, celebra-se agora, de 18 a 25 de janeiro. A data foi proposta em 1908, por Paul Watson, pois cobria o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo e tinham, portanto, um significado simbólico.

Já no Hemisfério Sul, a Semana é lembrada durante o período de Pentecostes, que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. Esta foi uma sugestão feita pelo movimento Fé e Ordem em 1926. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) é responsável pelas iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo