Solidariedade

Papa envia ajuda para Filipinas e migrantes na fronteira da Bielorrússia

Nas Filipinas, auxílio é para a população afetada pelo tufão Rai; outro auxílio do Papa é diante da emergência migratória na fronteira Polônia-Bielorrússia

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Cidade de Cebu, nas Filipinas, devastada após tufão /Foto: @marcelo_gram via Reuters

O Papa Francisco estabeleceu uma contribuição inicial de 100 mil euros para ajudar a população das Filipinas nessa fase de emergência após o tufão Rai. Francisco também destinou outra ajuda, no mesmo valor, aos migrantes que estão bloqueados na fronteira entre Polônia e Bielorrúsia.

O auxílio do Santo Padre é por meio do órgão vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que emitiu comunicado a respeito nesta terça-feira, 18.

O comunicado informa que, segundo fontes das Nações Unidas, foram cerca de 8 milhões de pessoas em 11 regiões afetadas pelo tufão Rai em dezembro passado. Isso além dos danos materiais. Em colaboração com a Nunciatura Apostólica nas Filipinas, o valor será enviado à Igreja local e destinado às dioceses que foram mais afetadas pela calamidade.

“Esta quer ser uma expressão imediata do sentimento de proximidade espiritual e paterno encorajamento do Santo Padre em relação às pessoas e territórios atingidos”, afirma o comunicado. Em 19 de dezembro passado, no Angelus, Francisco já havia pedido a proteção da Virgem Maria para todos os atingidos.

A contribuição do Papa faz parte da ajuda que está sendo mobilizada em toda a Igreja católica e que envolve, além de várias conferências episcopais, inúmeros organismos de caridade.

Migrantes bloqueados

O comunicado também informa sobre a ajuda de 100 mil euros enviada em favor dos grupos de migrantes bloqueados entre Polônia e Bielorrúsia e em auxílio à Caritas Polônia. Esta é uma ajuda para enfrentar a emergência migratória na fronteira entre os dois países devido à situação de conflito que se arrasta há mais de 10 anos.

Leia também
.: Bispos pedem solidariedade com migrantes na fronteira com a Polônia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo