Mensagem

Papa: amor ao próximo é indispensável para integração universal

Papa enviou mensagem ao evento de solidariedade no 30º Aniversário do Sistema de Integração Centro-Americano (SICA) que se realiza na Costa Rica

Da Redação, com Vatican News e Santa Sé

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes de um evento de solidariedade que acontece na Costa Rica nesta quinta-feira, 10. O evento é por ocasião do 30º Aniversário do Sistema de Integração Centro-Americano.

A Santa Sede participa como Observador extra-regional desde 2012. A iniciativa busca mobilizar apoio para melhorar a situação das pessoas deslocadas à força e das comunidades que as acolhem na região da América Central e do México.

Francisco destacou que a solidariedade, palavra-chave do evento, tem significado ainda maior nesse tempo de pandemia. A crise – sanitária, econômica e social – causada pela pandemia colocou à prova o mundo inteiro e mostrou que o ser humano é como pó. Mas um pó valioso aos olhos de Deus.

“A família das nações é chamada a dirigir sua atenção comum a todos, especialmente aos membros menores e mais vulneráveis, sem ceder à lógica da concorrência e dos interesses particulares”, disse.

Mobilidade humana, tráfico humano, clima

O Papa falou de outros dramas desencadeados pela pandemia e crise climática. Citou o fenômeno da mobilidade humana forçada e o número crescente de casos de tráfico humano, “ferida na carne de Cristo” e crime contra a humanidade.

Leia também
.: Número de pessoas em deslocamento forçado bate recorde em 2019
.: Rede Clamor lança campanha contra o tráfico humano

“Neste contexto, a Santa Sé, embora reafirmando o direito exclusivo dos Estados de administrar suas próprias fronteiras, espera um compromisso regional comum, sólido e coordenado com o objetivo de colocar a pessoa e sua dignidade no centro de todo exercício político”.

Francisco destacou ainda a grave crise climática. Pediu aos participantes do evento políticas regionais para a proteção da ‘Casa Comum’. Medidas que possam mitigar o impacto tanto dos fenômenos climáticos quanto das catástrofes ambientais causadas pela apropriação de terras pelo homem, desmatamento e apropriação da água.

“Estas violações comprometem seriamente as três áreas fundamentais do desenvolvimento humano integral: terra, moradia e trabalho”.

Francisco recorda também os mais vulneráveis. “As crianças e as mulheres merecem atenção especial: As mulheres são a fonte da vida. No entanto, elas são continuamente ofendidas, espancadas, violadas, induzidas à prostituição e à eliminação da vida que carregam no ventre”.

Dimensão espiritual e integração

O Pontífice destacou ainda que, frente a todos esses sofrimentos, a dimensão espiritual não pode e não deve ser relegada a uma posição secundária.

“A condição para a construção de sociedades inclusivas está em uma compreensão integral da pessoa humana, que se sente verdadeiramente acolhida quando todas as dimensões que compõem sua identidade, incluindo a dimensão religiosa, são reconhecidas e aceitas”.

Por fim, o Papa fez um caloroso apelo aos participantes do evento: frisou o amor ao próximo. “A integração cultural, econômica e política com os povos vizinhos deve ser acompanhada por um processo educativo que promova o valor de amar o próximo, o primeiro exercício indispensável para alcançar uma integração universal saudável”.

O Santo Padre concluiu recordando que a cooperação multilateral é uma ferramenta valiosa para promover o bem comum. “A Igreja caminha ao lado dos povos da América Central, que enfrentaram corajosamente as crises e estão acolhendo as comunidades, e os exorta a perseverar em solidariedade com a confiança mútua e a esperança ousada”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo