Papa Francisco enviou uma mensagem aos voluntários da JMJ 2023 destacando que o voluntariado é uma “força de intervenção”
Da Redação, com Agência Ecclesia
O Papa Francisco expressa sua gratidão pela generosidade de cada voluntário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023). Francisco dirigiu uma mensagem a eles por ocasião do Dia Internacional do Voluntariado, celebrado nesta segunda-feira, 5. A data foi implementada pela ONU em 1985 e, em 2022, tem como tema “Solidariedade através do voluntariado”.
“Uma das coisas que a mim me impressiona mais, em algumas igrejas que já visitei, é a força do voluntariado. Sim, há bispos, sacerdotes, monjas e leigos, mas o voluntariado é outra coisa. O voluntariado é… ‘força de intervenção’, entre aspas”, afirmou o Papa no vídeo.
Confira também
.: Em dezembro, Papa reza pelo voluntariado: “artesãos de misericórdia”
Francisco considera que os voluntários são uma “graça de Deus”, que faz as coisas avançarem. “Vocês, voluntárias e voluntários, são uma força da Igreja, são uma dimensão de missão da Igreja, porque vão lá e mantêm, com o vosso voluntariado, tantas dimensões da Igreja”.
“Não tenham medo e obrigado pela vossa generosidade, a generosidade que têm todos os voluntários e todas as voluntárias. Que Deus vos bendiga”, conclui o Papa.
De acordo com a organização da JMJ Lisboa 2023, o número de voluntários na Jornada Mundial da Juventude pode chegar aos 30 mil, durante o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, de 1º a 6 de agosto de 2023. Já estão em andamento as inscrições para os jovens que queiram participar na jornada como voluntários.