O Vídeo do Papa

Em dezembro, Papa reza pelo voluntariado: “artesãos de misericórdia”

O voluntariado está no centro da última edição do Vídeo do Papa em 2022; Francisco pede voluntários comprometidos com o bem comum

Da Redação, com O Video do Papa

As organizações de voluntariado estão no centro da intenção de oração do Papa Francisco para o mês de dezembro. O Vídeo do Papa foi divulgado nesta quinta-feira, 1º, e traz o olhar do Pontífice aos voluntários, que ele chama de “artesãos da misericórdia”.

“O mundo precisa de voluntários e de organizações que queiram comprometer-se com o bem comum. Sim, essa é a palavra que muitos hoje em dia querem apagar: “compromisso””, ressalta Francisco.

O Santo Padre também destaca o que é ser voluntário. “Ser um voluntário solidário é uma escolha que nos torna livres; torna-nos abertos às necessidades dos outros, às exigências da justiça, à defesa dos pobres, ao cuidado da criação”.

Segundo Francisco, o trabalho das organizações voluntárias é muito mais eficaz quando elas colaboram entre si e também com os Estados. O trabalho em conjunto, frisa ele, faz do milagre da multiplicação da esperança uma realidade.

“Precisamos tanto multiplicar a esperança! Rezemos para que as organizações de voluntariado e de promoção humana encontrem pessoas dispostas a comprometer-se com o bem comum e a buscar novas formas de colaboração a nível internacional”, conclui.

Trabalho voluntário

Este apelo do Santo Padre destaca o trabalho de milhões de organizações e associações voluntárias em todo o mundo, a maioria delas frequentemente sem visibilidade ou estatuto legal.

De acordo com o programa Voluntários das Nações Unidas (UNV), 1 em cada 9 pessoas no mundo faz trabalho voluntário. No total, há 862,4 milhões de voluntários nos cinco continentes. Somando todas as horas de voluntariado, resultaria em 109 milhões de empregados a tempo integral. No entanto, “a maioria do trabalho de voluntariado a nível mundial realiza-se informalmente” e este fator torna difícil que as estatísticas sejam precisam sobre o impacto que têm nas comunidades.

Muitas das organizações de voluntariado do mundo são de inspiração cristã e o seu trabalho procura dar testemunho do Evangelho nas situações mais difíceis.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo