Dia Mundial dos Doadores de Sangue é celebrado hoje; Papa encoraja a seguir nesse gesto de gratuidade
Da Redação
Celebra-se, nesta segunda-feira, 14, o Dia Mundial dos Doadores de Sangue. O Papa Francisco recordou a data com uma mensagem no Twitter em agradecimento a todos os voluntários.
“Hoje, é o Dia Mundial dos Doadores de Sangue. Agradeço de coração aos voluntários e encorajo-os a continuar a sua obra, testemunhando os valores da generosidade e da gratuidade”, escreveu em sua conta @Pontifex_pt.
No Angelus de ontem, Francisco já havia manifestado esse agradecimento, recordando a data celebrada hoje.
Leia também
.: “Ato simples, mas muito importante”, diz Papa sobre doação de sangue
O Dia Mundial dos Doadores de Sangue busca aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões. Também frisa a contribuição dos doadores voluntários aos sistemas nacionais de saúde.
Em 2021, o tema da campanha é “Doe sangue para que o mundo continue pulsando”. O apelo é dirigido de forma especial aos jovens, que em muitos países estão na vanguarda de atividades e iniciativas nesse sentido.
A Itália é o país-sede da data mundial deste ano. De acordo com o Portal Vatican News, a programação inclui a inauguração da Aldeia Virtual dos Doadores. E às 21h (hora local), o Coliseu será iluminado de vermelho.
No Brasil, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância da doação de sangue regular e espontânea. Mesmo frente à pandemia, o órgão orientou sobre a necessidade da continuidade das doações, pois o consumo de sangue é diário e contínuo, e salva vidas.
Leia também
.: Pandemia: Fundação faz apelo para que população doe sangue
.: Do doador ao doente: médica detalha etapas da doação de sangue