Os enfermos podem participar plenamente da vida e missão da Igreja, destaca o Papa

O Pontífice destacou o importante papel desenvolvido por aqueles que possuem a missão de cuidar dos doentes.

Liliane Borges
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa pede que doentes sejam evangelizadores

Papa Francisco pede aos enfermos que testemunhem o amor de Cristo por meio do sofrimento / Foto: Arquivo

O Papa Francisco recebeu neste sábado, 9, em audiência na sala Paulo VI, no Vaticano, membros, voluntários e colaboradores da União Italiana de Transporte de pessoas doentes ao Santuário de Lourdes e outros santuários, a UNITALSI. A entidade celebra 110 anos de serviço aos doentes.

O Santo Padre ressaltou que o trabalho da associação tem um “estilo tipicamente evangélico”, sublinhando não tratar-se de uma  obra de  assistencialismo ou filantropia, mas genuíno anúncio do Evangelho da caridade, mistério de consolação.

“Sois homens e mulheres, mães e pais, tantos jovens, que, levados pelo amor de Cristo e a exemplo do Bom Samaritano, perante o sofrimento, não voltais a cara para o outro lado. Pelo contrário, procurai ser um olhar que acolhe, uma mão que levanta e acompanha, palavra de conforto, abraço de ternura”, declarou o Pontífice.

Francisco pediu aos membros da associação para não desanimarem perante as dificuldades ou o cansaço, mas a continuarem a dar tempo, sorriso e amor aos irmãos necessitados. “Que cada pessoa doente e frágil possa ver no vosso rosto o rosto de Jesus”, pediu o Papa.

O Santo Padre acolheu também os enfermos que participaram da Audiência, exortando-os a não se considerarem apenas objeto de solidariedade e de caridade, mas a participarem plenamente na vida e missão da Igreja.

“Vós tendes o vosso lugar, um papel específico na paróquia e em todos os meios da Igreja. A vossa presença silenciosa,  mas,  mais eloquente do que tantas palavras, a vossa oração, a oferta quotidiana dos vossos sofrimentos em união com os de Jesus crucificado para a salvação do mundo, a aceitação paciente e também jubilosa da vossa condição, são um recurso espiritual, um patrimônio para cada comunidade cristã. Não vos envergonheis de ser um tesouro precioso da Igreja”, concluiu o Papa.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo