Juntamente com a penitência e a oração, caridade é um dos pilares deste tempo litúrgico da Quaresma
Da redação
Durante a Quaresma, o Papa Francisco habitualmente divulga pequenas reflexões em sua conta oficial no Twitter (@pontifex_pt). Nesta quinta-feira, 31, o Santo Padre reforçou o valor da caridade:
“Se a oração for verdadeira, não pode deixar de se traduzir em caridade. E a caridade liberta-nos da escravidão pior: a escravidão de nós mesmos. A caridade quaresmal reconduz-nos ao essencial, à alegria íntima que existe no dar”.
A caridade é um dos pilares deste tempo litúrgico juntamente com a penitência e a oração.
O tema da mensagem do Pontífice para a Quaresma 2022 sugere este valor: “Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos” (Gal 6,9-10).
Em 2021, o tema da Quaresma também evidenciou a caridade: “Vamos subir a Jerusalém (Mt 20,18). Quaresma: tempo para renovar fé, esperança e caridade”.
Leia na íntegra
.: Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2021
Conversão
Recentemente, o Papa reforçou também em sua conta no Twitter o convite à conversão – proposto sempre pela Igreja, principalmente na Quaresma.
Na ocasião, Francisco destacou: “A Quaresma convida-nos à conversão, a mudar a mentalidade, de tal modo que a vida encontre a sua verdade e beleza não tanto no possuir, mas no doar; não tanto no acumular, mas no semear o bem e partilhá-lo.”