Angelus

Olhar para a cruz para conhecer Jesus, exorta Papa Francisco

No Angelus deste domingo, 21, Francisco comentou sobre o anseio de muitos em ver, encontrar e conhecer Jesus

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco durante Angelus na Biblioteca do Palácio Apostólico /Foto: Vatican Media/IPA/ABACA via Reuters

Olhar para a cruz para conhecer Jesus. É a exortação do Papa Francisco no Angelus deste domingo, 21. A reflexão e a tradicional oração mariana foram recitadas da Biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano.

Desejo de conhecer Jesus

O Pontífice observou que hoje, mesmo sem dizer de forma implícita, muitos gostariam de ‘ver Jesus’, encontrá-lo, conhecê-lo. Diante disso, o Santo Padre reforçou a importância de os cristãos e suas comunidades compreenderem a grande responsabilidade que têm.

Leia mais
.: Para conhecer Jesus é preciso reconhecer-se pecador e rezar, diz Papa
.: Papa: conhecer, adorar e seguir Jesus, único Salvador

Tomar sobre si o estilo de Deus

“Devemos responder com o testemunho de uma vida que se doa no serviço”. Foi o que afirmou o Papa. Para ele, é preciso que cada um tome sobre si o estilo de Deus. Este estilo consiste em viver a proximidade, a compaixão, a ternura e a doação no serviço.

Francisco observou que se trata de plantar sementes de amor, não com palavras que voam para longe, mas com exemplos concretos, simples e corajosos. “Sem condenações teóricas, mas com gestos de amor”.

O Senhor, com sua graça, faz os cristãos darem frutos, mesmo quando o terreno é árido por causa de incompreensões, dificuldades ou perseguições ou pretensões de moralismos clericais, apontou o Pontífice.

Na provação, experimentar a fecundidade do amo

Na provação e na solidão, enquanto a semente morre, é o momento, de acordo com o Santo Padre, no qual a vida brota, para produzir frutos maduros em seu próprio tempo.

De acordo com o Papa, é neste entrelaçamento de morte e vida que se pode experimentar a alegria e a verdadeira fecundidade do amor.

Encontrando Jesus

Para todo homem que quer procurar, Jesus “é a semente escondida pronta para morrer a fim de dar muitos frutos”, disse Francisco. O Pontífice ilustra com estas palavras o Evangelho em que São João relata um episódio ocorrido nos últimos dias da vida de Jesus, pouco antes de Sua Paixão.

Leia mais
.: Para encontrar Jesus é preciso pôr-se a caminho, afirma Papa
.: “Procurar, encontrar e seguir Jesus, este é o caminho”, afirma Papa

Enquanto se encontra em Jerusalém para a festa da Páscoa, alguns gregos expressam o desejo de vê-lo. Eles se aproximam do apóstolo Felipe e lhe dizem: “Queremos ver Jesus”.

A cruz expressa o amor

“No pedido daqueles gregos podemos discernir o pedido que tantos homens e mulheres, de todos os lugares e de todas as épocas, dirigem à Igreja”. É o que reforçou o Santo Padre.

O Papa recorda que Jesus responde ao pedido dos gregos. “Chegou a hora de o Filho do Homem ser glorificado”. […] Se o grão de trigo cai na terra e não morre, permanece sozinho; mas se morre, dá muito fruto”, disse Jesus.

Leia também
.: A Cruz ensina a não temer derrotas, é sinal de vitória, diz Papa
.: Papa aos jovens: Na cruz, Jesus se identificou com todo o sofrimento

Para conhecer e compreender Cristo, explicou Francisco, deve-se olhar “o grão de trigo que morre na terra”, deve-se olhar para a cruz.

Deste modo, o Pontífice comentou sobre o sinal da cruz. Ele, ao longo dos séculos, tornou-se o emblema por excelência dos cristãos.

Crucifixo

Aqueles que querem “ver Jesus” hoje, talvez vindo de países e culturas onde o cristianismo é pouco conhecido, o que eles veem antes de tudo? Qual é o sinal mais comum que eles encontram? Questionou o Papa.

A resposta é o crucifixo. Ele está nas igrejas, nos lares dos cristãos, até mesmo usado em seu próprio corpo. O importante, para Francisco, é que o sinal seja coerente com o Evangelho. “A cruz não pode deixar de expressar o amor, o serviço, o dom de si sem reservas: só assim é verdadeiramente a ‘árvore da vida’, da vida superabundante”.

Oração

Por fim, o Santo Padre rogou pedindo que a Virgem Maria ajudasse homens e mulheres a seguirem Jesus. “Que o amor de Cristo possa brilhar em todas as nossas atitudes e se torne cada vez mais o estilo de nossa vida diária”, exortou o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo