Homilia

O essencial da vida é a nossa relação com Deus, afirma Papa

Doenças da alma devem ser curadas e o remédio é o perdão, disse Francisco nesta sexta-feira, 17, durante missa na Casa Santa Marta

Da redação, com Vatican News

Ao celebrar a missa na capela da Casa Santa Marta nesta sexta-feira, 17, o Papa Francisco comentou o trecho extraído do Evangelho segundo Marcos, que apresenta um episódio de cura realizada por Jesus a um paralítico.

Jesus está em Cafarnaum e a multidão está reunida em volta dele. Através da abertura feita no teto da casa, algumas pessoas levam a Ele um homem deitado numa maca. A esperança, segundo o Pontífice, é que Jesus cure o paralítico, mas Ele surpreende a todos dizendo: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Somente depois ordena ao paralítico que se levante, que pegue sua cama e volte para casa, recorda o Papa.

Leia mais
.: Como deve ser a sua relação com Deus?
.: Minha relação com Deus e com o próximo

O Santo Padre afirma que, com as suas palavras, Jesus permite que homens e mulheres reconheçam o que é essencial. “Ele é um homem de Deus”, destacou. Segundo Francisco, Jesus cura, mas não é um curandeiro, ensina, mas é mais do que um mestre, e diante da cena que se apresenta, vai ao essencial:

“Olha o paralitico: ‘Os teus pecados estão perdoados’. A cura física é um dom, a saúde física é um dom que devemos proteger. Mas o Senhor nos ensina ainda que também a saúde do coração, a saúde espiritual precisa ser preservada”.

Jesus vai ao essencial também com a mulher pecadora, de que fala o Evangelho, relembra o Papa. Diante do choro, da mulher, Jesus diz: “Os teus pecados estão perdoados”. Os outros ficam escandalizados, afirmou Francisco, quando Jesus vai ao essencial, se escandalizam, porque ali está a profecia, ali está a força.

Leia mais
.: A intimidade com Deus
.: Qual é a forma de buscarmos e encontrarmos com Deus?
.: Dialogar com Deus a partir do cotidiano

O Pontífice observa que, do mesmo modo, Jesus diz ao homem da piscina que nunca chega em tempo para descer na água para poder curar: “Vai, mas não peques mais”. À Samaritana que lhe faz tantas perguntas, Jesus pergunta do marido. “Vai ao essencial da vida”, repete o Santo Padre, que completa: “O essencial é a sua relação com Deus. E nós muitas vezes esquecemos disto, como se tivéssemos medo de ir propriamente ali, onde há o encontro com o Senhor, com Deus”.

O Papa observou que homens e mulheres fazem tanto por sua saúde física, trocam conselhos sobre médicos e remédios, mas não pensam na saúde do coração. Para esta situação, o Pontífice sublinha a frase de Jesus: “Filho, os teus pecados estão perdoados”.

“Estamos acostumados a pensar neste remédio do perdão dos nossos pecados, dos nossos erros? Nós nos perguntamos: ‘Eu devo pedir perdão a Deus por alguma coisa?’. Sim, sim, sim, em geral todos somos pecadores, e assim a coisa se dilui e perde a força, esta força de profecia que Jesus faz quando vai ao essencial. E hoje Jesus, a cada um de nós, nos diz: ‘Eu quero perdoar os teus pecados’”.

Leia mais
.: Como anda sua relação com Deus?
.: A oração é a expressão da nossa relação com Deus

Francisco prosseguiu afirmando que há pessoas que não encontram pecados em si mesmas para confessar, porque falta a consciência dos pecados. “Pecados concretos, doenças da alma,  que devem ser curadas e o remédio para se curar é o perdão”, alerta.

“É uma coisa simples, mas que Jesus nos ensina quando vai ao essencial. O essencial é a saúde, toda: do corpo e da alma. Devemos preservar bem a do corpo, mas também a saúde da alma. E devemos ir àquele médico que pode nos curar, que pode perdoar os pecados. Jesus veio para isto, deu a vida por isto”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo