Missa na Casa Santa Marta

O bispo e o padre devem ser pastores e não lobos, disse o Papa

“Ser padre, ser pastor é ser para os outros”, afirmou o Sumo Pontífice.

Da redação, com Rádio Vaticano

Na manhã desta quarta-feira, 15, o Papa Francisco, presidindo a Missa na Capela da Casa Santa Marta, falou de modo especial sobre a missão do bispo e do padre. Segundo o Santo Padre, estes devem ser pastores e não lobos, que não poupam o rebanho.

O bispo e o sacerdote poderão ser lobos de dois modos, recordou o Papa, citando Santo Agostinho: “quando comem a carne do rebanho ou quando usam a lã, ou seja, comer a carne é se aproveitar dos recursos do rebanho, favorecer-se com os recursos do Povo de Deus; usar a lã é ser vaidoso, querer ser tratado de modo diferente, como centro das atenções, ter privilégios. Em nenhum dos casos o bispo e o padre servem, mas desejam ser servidos. Não são sacerdotes para o povo, mas para eles mesmos”.

De acordo com o Papa, ser padre, ser pastor é ser para os outros. “Ninguém é ordenado sacerdote para si mesmo, mas para o Povo de Deus”, disse o Pontífice, se referindo à primeira leitura, extraída dos Atos dos Apóstolos.

Encerrando, o Santo Padre voltou a falar do querer bem entre os pastores e o Povo de Deus. Citou os versículos finais dos Atos, quando Lucas escreveu que os cristãos se lançaram ao pescoço de Paulo para abraçá-lo principalmente porque ele havia dito que eles já não o veriam mais.

Papa Francisco recomendou que o Povo reze sempre por seus pastores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo