Viagem apostólica

Núncio no Canadá destaca consolação que o Papa leva ao país

Papa chegou ao Canadá ontem e fará hoje seu primeiro discurso, no encontro com populações indígenas

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco na chegada ao Canadá / Foto: Reprodução Reuters

Começam nesta segunda-feira, 25, os compromissos oficiais do Papa Francisco em sua viagem ao Canadá, que começou ontem. O núncio apostólico no país, Dom Ivan Jurkovič, comenta o significado dessa “peregrinação penitencial” que Francisco cumpre até o próximo dia 30. Trata-se de mais um passo no caminho de reconciliação empreendido pela Igreja local com os povos indígenas.

“Espera-se que esta visita possa trazer consolação aos povos que sofreram, e também um esclarecimento, uma atitude mais serena da Igreja”, comenta Dom Jurkovič.

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa Francisco ao Canadá

O bispo foi nomeado núncio no Canadá em 2021. Ele acompanhou as críticas em relação à Igreja pelo seu passado e afirma que, embora os Papas e bispos tenham se manifestado várias vezes, explicando e até mesmo pedindo desculpas, havia a necessidade de abordar o problema de uma maneira diferente.

“A Conferência Episcopal, nos últimos três anos, planejou um caminho mais complexo que incluiu, como seu primeiro objetivo, o encontro pessoal do Santo Padre com quatro delegações. Foram reuniões muito importantes que aconteceram entre o final de março e o início de abril, que abriram as portas para este gesto extraordinariamente generoso do Santo Padre de vir aqui pessoalmente, e testemunhar em primeira pessoa a atitude da Igreja. (…) O Papa chega neste contexto, chega com sua sensibilidade que é universal”.

O núncio aborda ainda outro tema, que é a grande presença de ucranianos no Canadá. “A questão da Ucrânia é muito latente, porque há uma presença considerável de ucranianos que vieram nos últimos cem anos. O Canadá olha com particular atenção para o Santo Padre e para a sua sensibilidade diante desta tragédia na Europa. O Papa, portanto, também vem como portador de uma paz mais universal, não apenas de uma reconciliação nacional. Uma preocupação pela paz mundial tão dramaticamente ameaçada”.

O primeiro discurso de Francisco no Canadá será hoje, no encontro com as populações indígenas, com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova a partir das 13h (horário de Brasília).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo