Diálogos com o Papa

Novo livro explora visão do Papa Francisco sobre ecologia integral

Obra é fruto do diálogo entre Papa Francisco e Carlo Petrini sobre a visão do Santo Padre a respeito da ecologia integral

Da Redação, com Vatican News

Livro “TerraFutura. Diálogos com Papa Francisco sobre ecologia integral” será publicado em 9 de setembro / Imagem – Vatican News

A visão do Papa Francisco sobre ecologia integral reunido em um novo livro do gastrônomo-escritor Carlo Petrini. A obra “TerraFutura. Diálogos com Papa Francisco sobre ecologia integral”, é fruto de três encontros do autor com o Santo Padre, no período de maio de 2018 a julho de 2020, e será publicada nesta quarta-feira, 9, com a Editora Giunti-Slow Food.

Francisco conta a Petrini sua “conversão ecológica”: do ‘cansaço’ como cardeal em Aparecida em 2007 pela insistência dos bispos brasileiros em defesa da Amazônia até a preparação da encíclica Laudato si’. E explica: “É preciso mudar rapidamente nossos paradigmas se quisermos ter um futuro”.

As três conversas ocorreram em momentos significativos da história moderna: a primeira, em maio de 2018, na sequência de um terremoto desastroso na Itália central; a segunda, em julho de 2019, pouco antes da abertura do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia; e a terceira, em julho de 2020, no contexto de pandemia da covid-19.

O livro aborda cinco grandes temas que o autor distinguiu na encíclica Laudato sì: biodiversidade, economia, migração, educação e comunidade. Os assuntos são desenvolvidos e comentados por Petrini integrados aos discursos e documentos do Papa Francisco. É um convite urgente a “reconectar-se” com o planeta e seus povos em sintonia com o ensinamento do Papa.

O autor Carlo Petrini é fundador do Slow food, um movimento estabelecido na década de 1980 para salvaguardar as tradições regionais em face de uma tendência cultural e econômica consumista de “fast food” em espiral. Desde então, evoluiu para abraçar uma abordagem abrangente de alimentos e estilo de vida que reconhece a forte conexão entre comportamento, produção e consumo de alimentos, economia e o planeta.

Petrini também é promotor do “Terra Madre”, uma rede ecológica de agricultores, pescadores, artesãos, cozinheiros, pesquisadores, nativos e pastores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo