Caridade

Papa recorda Santa Teresa de Calcutá, celebrada hoje pela Igreja

Francisco pede à Santa Teresa de Calcutá intercessão para que o amor gratuito seja sempre o critério da ação humana

Da Redação

Imagem de Madre Teresa na Praça São Pedro no dia de sua canonização, em 4 de setembro de 2016 / Foto: Arquivo Canção Nova

Com uma mensagem no Twitter, o Papa Francisco recorda, neste sábado, 5, o dia de Santa Teresa de Calcutá, que se tornou muito conhecida pela vida de doação aos mais pobres, em especial por seu trabalho missionário na Índia.

Madre Teresa, incansável trabalhadora da caridade, reze por nós, para que nosso critério de ação seja sempre o amor gratuito, derramado a todos sem distinção de língua, cultura, raça ou religião”, escreveu o Papa em sua conta @Pontifex_pt.

Madre Teresa foi canonizada há quatro anos, no dia quatro de setembro de 2016, pelo Papa Francisco. A canonização da missionária foi decidida após a Igreja Católica ter aprovado seu segundo milagre, a “cura extraordinária” de um brasileiro.

“Que esta incansável agente de misericórdia nos ajude a entender mais e mais que o nosso único critério de ação é o amor gratuito, livre de qualquer ideologia e de qualquer vínculo, e que é derramado sobre todos sem distinção de língua, cultura, raça ou religião”, disse o Papa na homilia da Missa da canonização.

Agnes Gonxha Bojaxhiu, seu nome de batismo, era natural de Skopje, na Albânia. Aos dezoito anos, sentiu o chamado para a vida religiosa, ingressando, em 1928, na Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, situada na Irlanda. Com o desejo de realizar um trabalho missionário com os pobres da Índia, partiu para o país em 1931.
Madre Teresa fundou a congregação das Missionárias da Caridade, que foi aprovada pela Santa Sé em sete de outubro de 1950, expandindo-se por toda a Índia e pelo mundo inteiro anos mais tarde.

Em 1979, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Neste mesmo ano, o Papa João Paulo II a recebeu em audiência privada e a tornou sua melhor “embaixadora” em todas as nações, fóruns e assembleias de todo o mundo.

Após uma vida de dedicação aos mais pobres, Madre Teresa faleceu em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Mundial das Missões.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo