Preservação ambiental

No Twitter, Papa Francisco lembra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Louvor e gratidão pela Terra e pela criação foram os pedidos do Papa na mensagem postada no microblog

Thiago Coutinho
Da redação

No microblog, Francisco se lembrou do Dia Mundial do Meio Ambiente / Foto: Reprodução Tweeter

No Twitter, o Papa Francisco lembrou nesta terça-feira, 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente. “Senhor despertai em nós o louvor e a gratidão pela nossa Terra e por todos os seres que criastes”, tuitou o Sucessor de Pedro.

Instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente acontece anualmente em 5 de junho, quando a instituição promove a conscientização e ações em todo o mundo em relação ao meio ambiente.

Francisco sempre demonstrou preocupação com o meio ambiente e a degradação do planeta Terra. Em sua carta encíclica Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum, documento papal dirigido aos bispos, religiosos e fiéis de todo o mundo, ele já demostrou apreensão no modo como o homem vem cuidando do ambiente em que vive.

“Por motivo de uma exploração inconsiderada da natureza, [o ser humano] começa a correr o risco de a destruir e de vir a ser, também ele, vítima dessa degradação”, alertou Francisco. “Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus; quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, (..) tudo isso é pecado”, reiterou.

Na homilia de início de seu pontificado, em 19 de março de 2013, Francisco também não deixou o tema passar despercebido e falou sobre o cuidado com a criação. “(…) como se diz no livro de Gênesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos”, exortou o Pontífice.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo