#AcabeComAPoluiçãoPlástica

Cristo Redentor terá iluminação verde pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Iniciativa apoiará celebrações globais em atenção à data, que neste ano tem como tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”

Da redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Cristo Redentor iluminado de verde/ Foto: Arquivo Fernando Frazão – Agência Brasil

Nesta terça-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 19h, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com o Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) e a Comissão de Políticas Institucionais para Promoção de Sustentabilidade (Cosus) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), irão iluminar o Monumento ao Cristo Redentor com a cor verde. Essas instituições, em evento que terá início às 18h, no alto do Corcovado, firmarão uma base de cooperação mútua para ações de sustentabilidade.

A iniciativa dá voz às celebrações globais em atenção à data, que neste ano trabalham o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”, com o objetivo de chamar a atenção de governos, de setores privados, comunidades e indivíduos para a importância de reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.

Primeira ação concreta Arquidiocese e TJRJ

No domingo, dia 10 de junho, das 11h às 12h, na praça ao lado da Paróquia da Igreja São José da Lagoa, haverá a distribuição de mudas de 150 espécies florestais nativas da Mata Atlântica. Essa iniciativa contará também com a parceria da Cedae.

Leia também
.: Plástico descartado no meio ambiente de forma incorreta entra na cadeia alimentar
.: Ser humano é o encarregado de Deus para cuidar do meio ambiente

Produção e consumo de produtos plásticos na última década

Ao longo da última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos — é como se a cada minuto se despejasse nos mares a carga inteira de um caminhão de lixo plástico. O material representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pelo homem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo