Mensagem

No twitter, Papa cita Santa Teresa, Sínodo e Dia das Mulheres Rurais

Em sua conta na rede social, Francisco divulgou tweets sobre estes três temas

Da redação

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibánez – CNA

Santa Teresa de Ávila, o Sínodo sobre a Sinodalidade e o Dia Internacional das Mulheres Rurais. Estes foram os temas dos tweets do Papa Francisco desta sexta-feira, 15. O Pontífice dedicou uma breve reflexão sobre estes três assuntos.

O primeiro tweet do dia foi sobre Santa Teresa de Ávila, celebrada hoje pela Igreja Católica. “#SantaTeresadeJesus nos ensina que a oração não é para experimentar coisas extraordinárias, mas unir-nos a Cristo. E o sinal de que essa união é real são as obras de caridade”, escreveu.

As mulheres rurais fizeram parte da segunda mensagem do Santo Padre na rede social. O Pontífice destacou: “As mulheres rurais têm muito a nos ensinar sobre como o esforço e o sacrifício nos permitem construir redes que garantam o acesso aos alimentos, a distribuição equitativa dos bens e a possibilidade de que cada ser humano realize suas aspirações. #RuralWomenDay”.

Por fim, o Sínodo sobre a Sinodalidade foi citado pelo Papa, com ênfase diocesana que está em vigor. “A Palavra de Deus nos abre para o discernimento. E orienta o #Sínodo para que seja um evento de graça conduzido pelo Espírito Santo, no qual Jesus nos chama, para nos interrogarmos sobre o que Deus quer nos dizer neste tempo e em que direção ele quer nos conduzir. #IgrejaÀEscuta”, tweetou Francisco.

Dia de Santa Teresa de Ávila

Santa Teresa de Ávila é Doutora da Igreja e também conhecida como Santa Teresa de Jesus. Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515. Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila.

Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumiu a partir dessa experiência a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo.

Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual, São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita.

Morreu em Alba de Tormes na noite de 15 de outubro de 1582 aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa. O seu segredo foi o amor. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz.

No dia 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15 de outubro. Santa Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu.

Dia Internacional da Mulher Rural

Diante da crescente representatividade feminina no setor agropecuário, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional da Mulher Rural no dia 15 de outubro. 

A data visa sublinhar que as mulheres com atuação no agronegócio já ocupam 43% da força de trabalho, porém muitas almejam alcançar melhores resultados no setor, por meio de investimentos em aperfeiçoamento profissional e melhoria do acesso à tecnologia. 

Sínodo sobre a Sinodalidade

O Sínodo 2023 foi aberto oficialmente no Vaticano no final de semana dos dias 9 e 10 de outubro. Na ocasião,  o Papa Francisco convidou a Igreja a viver este momento no espírito da ardente oração que Jesus dirigiu ao Pai pelos seus: “Para que todos sejam um”.

“Tenho a certeza de que o Espírito nos guiará e concederá a graça de avançarmos juntos, de nos ouvirmos mutuamente e iniciarmos um discernimento sobre o nosso tempo, tornando-nos solidários com as fadigas e os anseios da humanidade”, disse.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo