Agenda papal

No Dia de Finados, Papa presidirá Missa e visitará cemitério no Vaticano

Francisco visitará o cemitério Teutônico, logo após a Missa que presidirá na Basílica de São Pedro

Da Redação, com Vatican News

Foto: Alessandro Bianchi- Reuters

Nesta quarta-feira, 2, Dia de Finados, o Papa Francisco irá ao cemitério Teutônico, dentro do Vaticano, para um momento de oração. Este será um evento privado após a Missa que Francisco presidirá na Basílica de São Pedro em sufrágio dos bispos e cardeais que morreram no decorrer do último ano.

No ano passado, o Papa presidiu à missa de Finados no Cemitério Militar Francês de Roma. Já em 2020, a celebração eucarística foi na igreja do Pontifício Colégio Teutônico de Santa Maria, nas adjacências do cemitério. Logo depois, o Pontífice foi rezar diante dos túmulos de seus predecessores na cripta vaticana.

As primeiras referências ao Cemitério Teutônico remetem ao século XIV. O Campo Santo dos Teutônicos ou dos Flamengos (Friedhof der Deutschen und der Flamen em alemão, ou Begraafplaats van de Teutoonen en Vlamingen em holandês) foi construído sobre a área onde estava o Circo de Nero, na região localizada agora entre a Basílica de São Pedro e a Sala Paulo VI.

Dada a sua localização particular – dentro do Estado da Cidade do Vaticano – o cemitério recebe milhares de pedidos para sepultamento todos os anos. Mas de acordo com os estatutos da fundação, estes devem obedecer cânones bem precisos: ser membro da arquiconfraria responsável pelo cemitério, ser religioso de origem alemã e membro de Colégios teutônicos de Roma. Há exceções. Em fevereiro de 2015, por desejo do Papa Francisco, foi sepultado “Willy” – como era conhecido – o indigente que vagava pelas ruas nos arredores do Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo