19 de maio

Nesta quinta-feira, Papa lança Movimento Educativo Scholas Occurrentes

Ação acontecerá durante encontro com jovens na Aula Magna da Universidade Urbaniana, às 16h (horário de Roma)

Da redação, com Vatican News

Foto: Daniel Ibanez – CNA

O Papa Francisco lançará nesta quinta-feira, 19, o Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes. A ação acontecerá durante encontro com jovens na Aula Magna da Universidade Urbaniana, às 16h (horário de Roma).

A iniciativa surgiu após um quirográfico assinado pelo Santo Padre, emitido em 19 de março passado, na Solenidade de São José, estabelecer a nova forma jurídica da Fundação Pontifícia Scholas Occurrentes. 

Leia também
.: Papa a Scholas Occurrentes: educar é ouvir, criar cultura, celebrar

A iniciativa do Santo Padre partiu da premissa de que a ação caritativa da Fundação Pontifícia Scholas Occurrentes é cada vez mais alargada. Como comunidade de comunidades e movimento educacional de caráter internacional, o organismo passou a exigir naturalmente uma forma jurídica em conformidade com esta nova realidade. 

Encontro do Papa com os jovens

A Scholas nasceu a partir dos programas ‘Escuelas de vecinos’ e ‘Escuelas hermanas’, desenvolvidos na cidade de Buenos Aires por iniciativa do então Cardeal Jorge Mario Bergoglio. Depois se expandiu em cinco continentes onde foi consolidada como Fundação de Direito Pontifício em 15 de agosto de 2015.

O evento de lançamento do movimento contará com a presença de personalidades do mundo da arte, do esporte e da tecnologia, representantes da sociedade civil dos diversos países onde a Scholas atua e muitos jovens que participaram dos programas educacionais que a organização tem desenvolvido nos últimos anos.

A aula de Francisco

Francisco fará a aula inaugural da Escola ‘Laudato Si’, à qual participarão 50 estudantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Haiti, Itália, México, Panamá, Paraguai e Portugal. Durante um ano, esses jovens comprometidos no cuidado da Casa Comum, desenvolverão projetos de impacto social e ambiental em suas comunidades. O líder do U2, Bono Vox, será um dos oradores convidados para falar na Schola. Por fim, serão anunciadas as ações planejadas para o ano nos diversos países onde a Scholas está presente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo