5 de junho

Papa presidirá Missa de Pentecostes na Basílica de São Pedro

Informação foi divulgada nesta terça-feira, 17, pela Santa Sé; Solenidade acontece no dia 5 de junho

Da redação, com informações do Boletim da Santa Sé

Foto: Daniel Ibanez – CNA

A Santa Sé informou nesta terça-feira, 17, que o Papa Francisco presidirá a celebração eucarística no Domingo de Pentecostes – 5 de junho. A missa será às 10h (horário de Roma) e na sequência o Santo Padre rezará o Regina Coeli.

Em 2021, o Pontífice também presidiu a festa de Pentecostes na Basílica de São Pedro. Em sua homilia, ele se deteve naquele ano em dois pontos, que partiram da definição sobre o “Paráclito” que Jesus promete aos discípulos. Segundo o Papa, Paráclito significa Consolador e Advogado.

“O Paráclito diz à Igreja que hoje é o tempo da consolação. É o tempo do anúncio feliz do Evangelho, mais do que do combate ao paganismo. É o tempo para levar a alegria do Ressuscitado, não para nos lamentarmos do drama da secularização.”

Refletindo sobre o segundo significado – Advogado – o Papa ressaltou que, no contexto histórico de Jesus, o advogado não exercia suas funções como hoje. Em vez de falar pelo acusado, costumava ficar perto dele e sugerir argumentos para se defender.

Assim faz o Paráclito, disse o Papa. Defende-nos da falsidade do mal inspirando-nos pensamentos e sentimentos. E o faz com delicadeza: propõe, não impõe.

Solenidade

Em Pentecostes, a Igreja celebra a descida do Espírito sobre os Apóstolos, a Virgem Maria, algumas mulheres e outros discípulos. Esta solenidade marca o início do nascimento da Igreja.

A celebração acontece no oitavo domingo dos cinquenta dias pascais. Seu significado é apresentado pelo prefácio do Missal Romano:

“Hoje se completou o mistério pascal e sobre aqueles que fez filhos de adoção em Cristo teu Filho, efundiu o Espírito Santo, que na Igreja nascente revelou a todos os povos o mistério escondido nos séculos e reuniu todas as línguas da família humana em uma profissão de uma única fé”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo