Na Solenidade da Epifania, Papa destaca necessidade de proteger a fé

Refletindo sobre o exemplo dos magos do Oriente, Papa disse ser preciso ter astúcia espiritual e proteger a fé

Jéssica Marçal
Da Redação

Na Solenidade da Epifania, Papa destaca  necessidade de proteger a fé

Papa durante a homilia na Missa desta manhã / Foto: Reprodução CTV

Nesta segunda-feira, 6, Papa Francisco presidiu a Missa na Basília de São Pedro, celebrando a Solenidade da Epifania (no Brasil, celebrada ontem). Na homilia, ele destacou a necessidade de seguir a luz de Cristo e proteger sempre a fé.

Acesse
: Íntegra da homilia

O Santo Padre concentrou-se no exemplo dos magos do Oriente, que seguiram a luz da estrela para chegar até Cristo quando Ele nasceu. Nesse percurso, conforme explicou o Papa, os magos simbolizam o destino de cada um.

Nesse sentido, Francisco retratou os magos do Oriente como sábios companheiros de caminho, pois deixam grandes ensinamentos ao homem. “Seu exemplo nos ajuda a olhar para a estrela e seguir os grandes desejos do nosso coração. Ensinam-nos a não nos contentarmos com uma vida medíocre, mas a deixarmo-nos atrair sempre pelo que é bom, verdadeiro, belo, por Deus, que é tudo isso de modo cada vez maior”.

Outro ensinamento dos magos do Oriente, ressaltado por Francisco, é não se deixar enganar pela aparência. Ele lembrou que, por um momento, os magos perderam a vista da estrela, pois esta estava ausente no palácio do rei Herodes, onde reinava a escuridão. Mas eles usaram uma “santa astúcia” para reconhecer e evitar o perigo.

“Os magos souberam superar o momento de escuridão junto a Herodes, porque acreditavam nas Escrituras, nas palavras do profeta, que indicavam em Belém o lugar do nascimento do Messias”.

E para não se deixar enganar pelas aparências, Francisco destacou a necessidade de estar atento, vigiar e escutar Deus que fala ao ser humano.  Segundo ele, é preciso ir além da escuridão, além da mundanidade e proteger a graça que é a fé com oração, amor e caridade.

“No exemplo dos magos, com a nossa pequena luz, procuremos a Luz e protejamos a fé. Assim seja”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo