Mensagem conjunta

Papa e Patriarca Bartolomeu fazem apelo pelo cuidado da criação

Mensagem conjunta de Francisco e Bartolomeu é por ocasião do Dia de Oração pelo Cuidado da Criação

Jéssica Marçal
Da Redação 

Nesta sexta-feira, 1º, celebra-se o Dia de Oração pelo Cuidado da Criação, data instituída pelo Papa Francisco para a Igreja católica e já celebrada há anos pelos ortodoxos. Para a ocasião, o Santo Padre e o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, emitiram uma mensagem conjunta fazendo um apelo pelo cuidado da criação.

Acesse
.: Íntegra da mensagem 

Francisco e Bartolomeu recordam que Deus designou à humanidade a tarefa de proteger o ambiente natural, mas o comportamento humano é diferente desse propósito. Fatores como o desejo insaciável de manipular e controlar os recursos do planeta alienou o desígnio original da criação.

“Deixamos de respeitar a natureza como um dom compartilhado, considerando-a, ao invés, como posse privada. O nosso relacionamento com a natureza já não é para a sustentar, mas para a subjugar a fim de alimentar as nossas estruturas”, escrevem na menagem.

Segundo os dois líderes religiosos, as consequências desta atitude são trágicas e duradouras e acabam pesando mais sobre as pessoas mais vulneráveis. Eles destacam que o desafio urgente de cuidar da criação é um convite a todos e por isso convidam todos a dedicar um momento, nesse 1º de setembro, para rezar pelo ambiente. “Nesta ocasião, desejamos elevar uma ação de graças ao benévolo Criador pelo magnífico dom da criação e comprometer-nos a cuidar dele e preservá-lo para o bem das gerações futuras”.

Não falta na mensagem o apelo aos líderes em âmbito social, econômico, político e cultural para que ouçam o grito da terra e cuidem das necessidades de quem está marginalizado. “Estamos convencidos de que não poderá haver uma solução genuína e duradoura para o desafio da crise ecológica e das mudanças climáticas, sem uma resposta concertada e coletiva, sem uma responsabilidade compartilhada e capaz de prestar contas do seu agir, sem dar prioridade à solidariedade e ao serviço”, concluem.

Na Igreja católica, essa é a terceira vez que a data foi celebrada, depois que foi instituída em 2015 pelo Papa Francisco. A proposta dessa iniciativa é recordar a contribuição que os cristãos devem dar para a superação da crise ecológica. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo