Intenção de oração

Movimentos e grupos eclesiais são a riqueza da Igreja, diz Papa

Neste mês de maio, Francisco reza pelos movimentos e grupos eclesiais: “Evitar qualquer tentação de fechar-se em si mesmos”

Da redação, com O Vídeo do Papa

Foto: ABACA via Reuters

O vídeo com a intenção de oração do Santo Padre para o mês de maio foi divulgado nesta terça-feira, 2. Nele, o Pontífice destaca os Movimentos e Grupos Eclesiais: “Eles são um dom, eles são a riqueza da Igreja”.

Louvando a “capacidade de diálogo a serviço da missão evangelizadora” destes movimentos e grupos, Francisco pede a eles que estejam sempre em movimento, respondendo ao impulso do Espírito Santo, aos desafios e às mudanças do mundo de hoje.

Nesta intenção de oração, o Papa convida os grupos eclesiais a colocarem seus carismas a serviço das necessidades do mundo. “Evitar qualquer tentação de fechar-se em si mesmos”, pediu. Segundo o Santo Padre, os movimentos falam “línguas diferentes” e “parecem diferentes”, mas é a criatividade que cria essas diferenças.

Muitos carismas, uma missão

O vídeo foi feito em colaboração com o Dicastério dos Leigos, da Família e da Vida. Entre as tarefas deste organismo da Igreja está a de acompanhar o nascimento e o desenvolvimento de associações de fiéis e movimentos eclesiais.

Na produção audiovisual, é possível ver escoteiros portugueses em peregrinação com a cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ); neocatecumenais engajados na evangelização nas ruas das cidades americanas; missionários Shalom em Madagascar e os de Comunhão e Libertação nas Filipinas.

Os missionários dos Novos Horizontes com as famílias das favelas brasileiras e a Comunidade Papa João XXIII com as famílias do Quênia também integram o vídeo, assim como os membros da Comunidade Santo Egídio acolhendo os refugiados da Líbia que chegam através dos corredores humanitários; os Focolares limpando as praias poluídas do sudeste asiático; os jovens do Movimento Eucarístico Jovem, em seu congresso internacional, em adoração antes da Eucaristia.

A ideia é mostrar tantos carismas diferentes, mas com uma única missão: proclamar o Evangelho em diferentes ambientes e de diferentes maneiras.

A serviço da missão evangelizadora

Os Movimentos eclesiais são grupos de pessoas comprometidas com o apostolado, com seu próprio carisma, que o Espírito Santo distribui para o bem comum da Igreja. Formados principalmente por fiéis leigos, a busca de um encontro pessoal com Cristo os une e, ao mesmo tempo, são encorajados a entrar em diálogo com as mulheres e os homens de hoje, onde quer que estejam, a serviço do anúncio do Evangelho.

Estes Movimentos e Grupos eclesiais encontram “novas formas de mostrar a beleza e a novidade do Evangelho”, explica o Papa Francisco no Vídeo do Papa. Os Movimentos eclesiais”, diz a subsecretária do Dicastério dos Leigos, da Família e da Vida, Linda Ghisonim, são um grande dom para a Igreja nas sociedades atuais:

“Eles são, de fato, portadores de uma criatividade que se renova continuamente para dar testemunho de Jesus Cristo e da boa nova do Evangelho aos homens e mulheres de hoje, nas mais diversas circunstâncias e com ações muito concretas. São realidades internacionais, intergeracionais, multiprofissionais, com um potencial formativo comprovado, e são chamados a nunca se fecharem em si mesmos, mas a viverem sua vocação e sua missão autenticamente eclesial”.

Em harmonia com a Igreja

A necessidade de permanecer “em harmonia com a Igreja” é outro aspecto marcante que o Papa Francisco sublinha no vídeo deste mês: em tom paternal, o Pontífice convida os Movimentos a trabalharem sempre a serviço dos bispos e das paróquias.

 “O perigo”, lembra ele, é a “tentação de fechar-se sobre si mesmo”. Cada Movimento, de fato, não é um fim em si mesmo, mas um lugar favorável para o encontro com Deus que encontra sua realização “colocando seus próprios carismas a serviço das necessidades do mundo”. “A serviço”, repete Francisco novamente em conclusão, para reforçar o conceito.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo