Lava-pés

Missa do Papa em prisão juvenil é sinal de proximidade, diz inspetoria

Após dez anos, Papa volta a celebrar a Missa da Quinta-feira Santa na prisão juvenil de Casal del Marmo, na periferia de Roma

Da redação, com VaticanNews

Em 2013, o Papa presidiu o rito de Lava-pés com os jovens detentos de Casal del Marmo / Foto: Reuters

A escolha do Papa Francisco de viver a Quinta-feira Santa entre os detentos da prisão juvenil de Casal del Marmo, na periferia de Roma, tem “o sabor da proximidade”. A afirmação é do padre Raffaele Grimaldi, inspetor geral dos Capelães dos Cárceres da Itália.

Após dez anos, o Santo Padre voltará a celebrar, nesta quinta-feira, 6, a Liturgia da Ceia do Senhor com o rito do Lava-pés neste instituto penitenciário para menores. 

Segundo padre Raffaele, o Papa quer repetir um gesto de profunda humanidade, caridade e proximidade em uma prisão de Roma. Ele escolheu o Instituto de Casal del Marmo para encontrar os jovens, carentes de afeto, ternura e escuta.

“Lembro-me da imagem afetuosa do avô que vai abraçar seus netos — sem desrespeitar o Santo Padre —, que gritam sua dor e sabem que não serão julgados por seus erros, mas para oferecer-lhes encorajamento e o convite a nunca perderem a esperança”, diz o comunicado da Inspetoria dos Capelães.

Padre Raffaele destaca que, nesta celebração, Francisco se ajoelhará diante dos jovens e lavará os pés de 12 menores de diferentes países em sinal solidário da fraternidade, um convite para dizer-lhes que “somos irmãos” com o encorajamento a retomar a beleza de suas vidas.

Segundo a inspetoria, o Papa Francisco enxugará os pés molhados dos jovens com a toalha da misericórdia como gesto solidário de uma humanidade que não julga, não condena, não levanta muros de defesa e de exclusão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo