Santa Sé divulgou, nesta terça-feira, 20, mensagem de Francisco a alunos de astronomia que estão em pesquisa no Vaticano até o dia 30
Da Redação, com Vatican News
Nesta terça-feira, 20, a Santa Sé divulgou uma mensagem do Papa Francisco aos estudantes da Escola de Verão do Observatório Astronômico Vaticano. Desde o dia 4 até o dia 30 deste mês, 24 alunos de 20 diferentes países realizam um percurso de estudo e pesquisa.
No texto publicado, o Santo Padre manifesta que todos têm se admirado com as descobertas recentes feitas por cientistas, especialmente através das imagens feitas pelo telescópio James Webb. “Acima de tudo, ficamos impressionados com a vastidão do universo, sua enorme extensão e o número surpreendente de galáxias, estrelas e planetas que foram identificados”, expressa.
A imensidão do universo é citada por Francisco como objeto do fascínio humano, e até mesmo fonte de assombro. É o objeto de estudo destes jovens no Vaticano, aos quais o Papa aconselha: “Mesmo com as melhores ferramentas, a qualidade de seus resultados depende da sabedoria e experiência de quem as emprega”.
Deixar-se deslumbrar com as surpresas do amor
Assim, o Pontífice alerta aos alunos que, tanto na ciência quanto na filosofia, há a tentação de se procurar obter apenas as respostas esperadas e não se deixar surpreender por novas e imprevistas descobertas. Neste sentido, ele ensina os jovens a olharem para o universo também por outras perspectivas:
“Mesmo que o olhar de vocês passe pela janela da astronomia, não se esqueçam das outras janelas que podem lhes mostrar realidades importantes, como a compaixão e o amor, realidades que vocês também estão encontrando na amizade que está crescendo entre vocês nestes dias.”
Francisco também indica como, talvez, um dos aspectos mais surpreendentes do universo seja a existência de criaturas “como nós”, capazes de observar e questionar. Por isso, ele exorta os alunos a não perder o deslumbramento, tanto nas pesquisas quanto na vida. E que, assim, cada um dos jovens seja inspirado pelo amor e pela verdade, ao se deparar com cada surpresa que o mundo apresentar a eles.