Íntegra

Mensagem do Papa ao presidente do Governatorato vaticano

Mensagem do Papa ao presidente do Governatorato vaticano
MENSAGEM
Mensagem do Papa Francisco ao Presidente do Governatorato da Cidade do Estado do Vaticano em Ocasião da Elevação à Dignidade Episcopal do Secretário Geral

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

A Sua Eminência Reverendíssima
Senhor Cardeal Giuseppe Bertello
Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano

Eminência Reverendíssima,

Em 30 de agosto de 2013, nomeei o padre Fernando Vérgez Algaza, LC, Secretário Geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano. Ele foi chamado, por isso, a desenvolver todas as funções administrativas inerentes a tal cargo, a coordenar e controlar o trabalho das várias Direções componentes do já mencionado Governatorato, e a supervisionar a atividade dos colaboradores e dependentes do Estado da Cidade do Vaticano.

Não há dúvidas de que os dependentes do Governatorato nos seus distintos setores são parte significativa daquela particular comunidade de trabalho constituída por homens e mulheres, sacerdotes, religiosos e leigos que trabalham nos vários Dicastérios e Escritórios a serviço da Santa Sé.

De acordo com a Carta do Sumo Pontífice João Paulo II sobre o significado do trabalho prestado à Sé Apostólica (20 de novembro de 1982), esta comunidade tem antes de tudo um caráter “unitário mesmo nas diversas tarefas”. Essa deve ter bem presente as principais verdades da doutrina católica sobre trabalho humano e, ao mesmo tempo, a peculiar ligação com a Sé Apostólica, sendo um imediato contato com o Sucessor de Pedro.

Da natureza específica da Sé Apostólica, que tem uma missão espiritual e pastoral em favor da Igreja de Roma e da Igreja Universal, deriva a especial responsabilidade daqueles que estão ligados a essa com vínculo de trabalho, e o compromisso de escrupulosa fidelidade a todas as tarefas e deveres na diligência, no profissionalismo e na honestidade da vida.

Acrescenta Papa João Paulo II na Carta citada que “os funcionários da Santa Sé devem, portanto, ter a profunda convicção de que o trabalho comporta antes de tudo uma responsabilidade eclesial de viver em espírito de autêntica fé e que os aspectos jurídico-administrativos da relação com a mesma Sé Apostólica se coloquem em uma luz particular”.

Dito isto, cabe ao Secretário Geral do Governatorato cuidar de modo direto da formação humana e cristã dos dependentes e dos colaboradores, de coordenar os sacerdotes encarregados da assistência espiritual que já estão presentes nos vários setores, de promover iniciativas oportunas, especialmente em acordo com os programas pastorais da Igreja universal e nos tempos fortes do ano litúrgico.

Em consideração de tais tarefas, decidi elevar à ordem episcopal o padre Fernando Vérgez Alzaga, LC.

Tanto comunico à Vossa Eminência Reverendíssima, com a minha benção apostólica.

Do Vaticano, 7 de outubro de 2013, Festa da B.V.M. do Rosário

FRANCESCO

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo