Maria nos ensina a guardar a Palavra de Deus, ressalta Francisco

“Conservar a Palavra de Deus é um grande trabalho espiritual”, disse o Papa

Da redação, com Rádio Vaticano

Na manhã deste sábado, 8, o Papa Francisco celebrou, como de costume, a Missa em sua residência, a Casa Santa Marta. O Pontífice recordou na ocasião, a solenidade do Imaculado Coração de Maria, festejado hoje pelos católicos.

Na homilia, o Santo Padre destacou a atitude constante de Maria em guardar a palavra de Deus. Segundo o Papa, isso significa meditar sempre o que nos diz esta Palavra com o que acontece na vida. “E isso Maria fez, meditava e fazia a comparação. Este é um grande trabalho espiritual”.

“Guardar a Palavra de Deus: o que isso significa? Eu recebo a Palavra e depois pego uma garrafa e coloco a Palavra na garrafa e a conservo? Não. Guardar a Palavra de Deus significa que o nosso coração se abre, está aberto para aquela Palavra como a terra se abre para receber as sementes. A Palavra de Deus é uma semente que deve ser semeada. E Jesus nos disse o que acontece com a semente: algumas caem ao longo do caminho, vem as aves as comem. Esta palavra não foi guardada, esses corações não souberam recebê-la”, explicou o Papa.

Em seguida, Francisco lembra as sementes que caíram em terra pedregosa e morreram. “E Jesus nos diz que essas pessoas não sabem guardar a Palavra de Deus, porque não são constantes: quando vem a tribulação se esquecem”, disse o Papa. Desse ponto, o Santo Padre ressalta o fato de que para guardar a palavra de Deus é preciso muito trabalho, esforço e até certa fadiga.

“João Paulo II dizia que Maria tinha, com este trabalho, um cansaço especial em seu coração: tinha o coração afadigado. Mas isto não é um problema, é um esforço, é um trabalho. Guardar a Palavra de Deus requer este trabalho: o trabalho de buscar. O que significa isto neste momento, o que o Senhor quer me dizer neste momento, esta situação relacionada com Palavra de Deus, como se entende? Ler a vida com a Palavra de Deus. Isso significa guardar”.

Na conclusão, o Papa Francisco pediu a Deus a graça de receber a Sua Palavra e guardá-la, assim como, a graça de ter um coração que se esforça em conservá-la.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo