Reconhecimento

Leigos que trabalham junto ao Papa são recebidos pelo Pontífice

Santo Padre destacou qualidades e agradeceu o serviço prestado pelos gentis-homens e sediários

Da Redação, com Rádio Vaticano

Leigos que trabalham junto ao Papa são recebidos pelo PontíficeO Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, 10, em audiências sucessivas, seus colaboradores próximos: os Gentis-homens e os Sediários pontifícios, acompanhados de seus familiares.

Aos Gentis-homens, o Pontífice agradeceu pelo serviço que prestam, que consiste em acolher e acompanhar as pessoas que vêm ao Vaticano para encontrar o Sucessor de Pedro, além de presenciar cerimônias e recepções oficiais.

“É por meio de vós, queridos Gentis-homens, que as diversas autoridades e personalidades que visitam a Sé de Pedro têm seus primeiros contatos com esta Casa e recebem suas primeiras impressões”, disse Francisco, recordando as qualidades necessárias para desempenhar esta função, como o próprio nome diz: gentileza e cordialidade.

Essas qualidades humanas, completou o Papa, encontram sua mais autêntica raiz numa vida animada pela fé, que oferece testemunho de coerência evangélica sem manchá-la com qualquer atitude mundana. Francisco concluiu pedindo que a luz interior emanada por Cristo não se dissolva, para poder levar adiante na vida a alegria da fé.

Já aos Sediários, o Pontífice recordou que ainda se vive o tempo litúrgico do Natal, em que o mistério do nascimento de Jesus convida a viver com humildade, simplicidade e espírito de serviço.

“Também no vosso trabalho cotidiano, vós tendes a possibilidade de imitar essas características do Filho de Deus, que não veio para ser servido, mas para servir. Vivido com esta atitude interior, o trabalho pode se tornar apostolado – uma preciosa ocasião para transmitir aos que encontrais a alegria de ser cristãos.”

Assim como fez com os Gentis-homens, o Papa recordou as características de quem desempenha este trabalho, um verdadeiro “cartão de visita” do Vaticano: cortesia, paciência, pacatez e serenidade. “Eu vos agradeço cordialmente e me sinto em dívida convosco”, concluiu, agradecendo de modo especial a ternura com a qual os Sediários pegam as crianças nas audiências públicas. E brincou: “Eu perguntei a um de vós: ‘Mas quantos filhos tens? Porque sabes pegá-los, vê-se!”

A função do Sediário pontifício é antiga, e ao longo dos séculos evoluiu em conformidade com diversas modalidades, ligadas aos usos e às necessidades dos tempos. Tem-se notícia do Colégio dos Sediários a partir do século XIV. Eles eram adidos a várias tarefas, e dependiam do Prefeito dos Sacros Palácios Apostólicos ou do Mordomo, tarefas estas que, não obstante de modo diverso, perduram substancialmente até os dias de hoje.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo