Judeus e católicos: Papa fala da necessidade de um testemunho comum em favor da paz

Francisco relatou sua experiência de convívio com expoentes do mundo judeu enquanto era arcebispo de Buenos Aires

Jéssica Marçal
Da Redação

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta segunda-feira, 24, no Vaticano, uma delegação do Comitê Judaico Internacional para as Consultas Inter-religiosas. Em seu discurso aos presentes, o Santo Padre destacou que a humanidade precisa do testemunho comum de ambas as religiões em favor da dignidade do homem e em prol da paz.

Acesse
: Íntegra do discurso do Papa

Papa

Papa Francisco e a delegação do Comitê Judaico Internacional para as Consultas Inter-religiosas. (Foto: Rádio Vaticano)

Francisco recordou a Declaração Nostra Aetate, que para a Igreja católica representa uma referência fundamental no que diz respeito às relações com o povo judeu. Ele explicou que os princípios fundamentais do documento sinalizam o caminho de maior conhecimento e compreensão recíproca percorrido nas últimas décadas entre judeus e católicos.

“(…) caminho ao qual os meus predecessores deram notável impulso seja mediante gestos particularmente significativos seja através da elaboração de uma série de documentos que aprofundaram a reflexão sobre os fundamentos teológicos das relações entre judeus e cristãos. Trata-se de um percurso pelo qual devemos sinceramente agradecer ao Senhor”, disse.

Nesse aspecto, o Santo Padre relatou sua experiência pessoal de convívio com expoentes do mundo judeu quando ele era arcebispo de Buenos Aires. Ao mesmo tempo em que conversavam, por exemplo, sobre suas respectivas identidades religiosas e a imagem do homem contida nas Escrituras, havia uma estima e enriquecimento recíprocos. “(…)  isso nos ajudou a crescer como homens e como crentes”, afirmou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo